Uma coisa que alguns brasileiros não sabem e também muitas vezes não é divulgado são seus direitos, atualmente com a grande quantidade de carros e de motoristas, são cada vez…

Como se Livrar de Uma Multa de Trânsito



Uma coisa que alguns brasileiros não sabem e também muitas vezes não é divulgado são seus direitos, atualmente com a grande quantidade de carros e de motoristas, são cada vez maiores os números de multas, existe um artigo do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) que diz o seguinte:

Art. 267. Poderá ser imposta a penalidade de advertência por escrito à infração de natureza leve ou média, passível de ser punida com multa, não sendo reincidente o infrator, na mesma infração, nos últimos doze meses, quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.

Fonte: Site do DENATRAN

Ou seja, quando você recebe uma infração de natureza leve ou média, e não é reincidente da mesma infração nos últimos dozes meses você pode requisitar a conversão de uma multa para apenas uma advertência por escrito, seus pontos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) serão retirados, porém não será pago nenhuma quantia em dinheiro.


Vale lembrar que este artigo pode ou não ser atendido, como explica nesta parte.

“… quando a autoridade, considerando o prontuário do infrator, entender esta providência como mais educativa.”

Tudo vai depender do órgão que vai lhe julgar, mas não custa tentar, você pode se livrar de pagar uma multa de uma forma simples.