Conheça o mau colesterol, saiba como prevenir e diminuir o LDL, e qual a importância dos colesterol no sangue.

Como Reduzir o LDL – O Mau Colesterol

Conheça o mau colesterol, saiba como prevenir e diminuir o LDL, e qual a importância dos colesterol no sangue.



O LDL, mais conhecido como mau colesterol é responsável pela formação de placas de ateroma em nossas artérias. Isso pode causar má circulação pelo corpo e consequências no coração, rins, cérebro e outros.

Apesar de muitos pensarem que o colesterol é uma gordura, é na verdade um álcool insolúvel no sangue, que apesar de ser sinônimo de problemas é necessário para a manutenção do corpo, existem dois tipos de colesterol, o conhecido como bom, HDL. E o conhecido como mau, o LDL.


A maior parte do colesterol é sintetizado do nosso próprio organismo e outra pequena parte fica por conta da alimentação, que é esse o perigo de uma alimentação incorreta que pode trazer malefícios com a grande quantidade de colesterol LDL.

Os níveis aceitáveis de colesterol estão dispostos de acordo com essa tabela feita pela American Heart Association e mostrada abaixo.



Níveis de colesterol LDL Categorias
menor de 100 mg/dL Ótimo
100 mg/dL a 129 mg/dL Próximo ou acima do valor ótimo
130 mg/dL a 159 mg/dL Limítrofe
160 mg/dL a 189 mg/dL Alto
190 mg/dL ou superior Muito alto

 

Caso seja necessária a redução dos níveis de colesterol no sangue, existem algumas dicas que podem auxiliar junto com medicamentos nessa normalização do colesterol, confira abaixo.

  • Faça refeições com laticínios com pouca gordura, como leite e iogurtes desnatados
  • Reduza o consumo de alimentos ricos em colesterol como as carnes vermelhas, aves com pele, gemas de ovos e vísceras (coração, fígado e etc)
  • Troque o consumo de queijos amarelos, mais gordurosos e salgados, por exemplo, queijo de manteiga. Por queijos brancos (ricota) ou à base de soja (tofu)
  • Evite alimentos processados, ricos em gordura trans, e o uso de gordura in natura, banha e gordura hidrogenada.
  • Prefira comer alimentos crus, grelhados ou cozidos, ao invés de fritar.
  • Em frituras utilize óleos vegetais, tais como os de milho, soja e azeite de oliva, porque são ricos em gorduras poliinsaturadas, por exemplo, ômega 3. Mas lembre que levados a altas temperaturas eles saturam e tornam-se maléfico.
  • Faça exercícios regularmente
  • Tenha um ótimo descanso diários, durma a quantidade de horas necessárias para que seu corpo descanse

Controle o Colesterol

[youtube]FianuGSmcGA[/youtube]