Como Tirar o Certificado de Reservista

Atualizado em

 Como Tirar o Certificado de Reservista

O certificado da reservista é um documento de exclusividade para os homens, é expedido pelo Ministério da Defesa. Ao possuir 18 anos completos, todos os jovens devem ter o certificado em mãos, ou a dispensa do serviço militar, que é outro documento equivalente ao certificado.

Como Tirar

Para retirar o certificado reservista você deverá comparecer a junta militar de seu município, ou local, se alistar para o serviço militar e aguardar as etapas de seleção que pode recrutar o jovem ou dispensá-lo, caso seja considerado inapto a prestar o serviço militar que costuma durar 1 ano, o chamado TG (Tiro de Guerra), nesse caso o serviço é temporário, entretanto para os que desejam ingressar na carreira militar é possível se alistar para o exercito brasileiro.

Documentos Necessários

Como já fora dito o local para tirar o seu certificado é a Junta Militar, ou se for o caso na prefeitura de sua cidade. Os documentos necessários para que você possa tirar seu certificado de reservista são:

  • Certidão de nascimento ou a carteira de identidade (RG)
  • Comprovante de residência
  • Duas fotos 3×4 recentes
  • Será cobrada uma pequena taxa pelo certificado e o prazo para entrega da carteira é 30 dias no após a dispensa do serviço militar, se for o caso, se não somente quando o jovem terminar de servir.

Importância do Certificado de Reservista

Hoje em dia o certificado reservista é muito importante na vida de todos os jovens do Brasil, pelo fato de que na maioria das vezes, para se conseguir emprego, prestar concurso, conseguir certo benefícios é necessário que o indivíduo apresente o certificado reservista ou a dispensa de incorporação.