Saber como tomar creatina é indispensável para obter melhores resultados na prática de atividades físicas, normalmente a sua ingestão por praticantes se dão por algumas etapas, como:fase de saturação, fase de manutenção e fase de descanso. Saiba melhor como funciona cada uma dessas etapas.

Como Tomar Creatina

Saber como tomar creatina é indispensável para obter melhores resultados na prática de atividades físicas, normalmente a sua ingestão por praticantes se dão por algumas etapas, como:fase de saturação, fase de manutenção e fase de descanso. Saiba melhor como funciona cada uma dessas etapas.



A creatina é um composto de aminoácidos bastante conhecido por praticantes de atividades físicas, que estão presente nas fibras musculares e em nosso cérebro.  A  ação da Creatina é diretamente nas mitocôndrias, que são organelas do nosso organismo. O efeito da creatina sobre essa organela é o de fornecer mais energia e promove o aumento na quantidade de água nas nossas células, dando maios volume as mesmas. Recentemente, aqui no Brasil, a creatina vendida como suplemento alimentar teve sua venda suspensa, por um fator relacionado a problemas nos rins, entretanto essa proibição pouco tempo durou, e hoje se sabe que a creatina pode causar desidratação devido ao alto consumo de água do corpo, mas não há relação com problemas nefrológicos.

Como Tomar

Como já foi dito, a Creatina é muito conhecida entre os praticantes de atividade física por ajudar ao nosso organismo a desempenhar melhor função quando submetido a esforços físicos, porém, saber como tomar esse composto em forma de suplemento é essencial. Segundo relatos de praticantes de atividade física que fazem uso da creatina como suplementação dizem que existe algumas etapas quando se trata na suplementação com creatina, são ela : fase de saturação, fase de manutenção e fase de descanso.


Como Tomar Creatina na Fase de Saturação

Essa fase consiste em saturar seu organismo com creatina, ou seja, fazê-lo absorver o maximo possível do produto a fim de levar a um pico no nível de creatina no seu organismo.

20g ao Dia – Divididos em 4 x 5g – Durante 1 Semana:



  • 1 dose de 5g de manhã uma hora após a sua primeira refeição
  • 1 dose de 5g antes do treino
  • 1 dose de 5g depois do treino
  • 1 dose de 5g antes de dormir de preferência 1 hora após sua ultima refeição do dia

Como Tomar Creatina na Fase de Manutenção

Na fase de saturação, como o próprio nome já sugere, iremos promover um aumento forçado da quantidade de creatina em nosso corpo. Na fase de manutenção o objetivo é manter  as taxas de creatina elevadas, fazendo com que o nível de creatina se mantenha alto a fim de lhe proporcionar o melhor desempenho.

5g ao Dia – Durante 3 a 7 Semanas:

  • 1 dose de 5 gramas após o treino

Como Tomar Creatina na Fase de Descanso

Nesta fase o objetivo é deixar o organismo descansar e baixar o nível de creatina, isso para evitar que seu corpo se acostume com o nível alto de creatina e pare de produzir resultados.


  • 4 ou 8 semanas é o suficiente para o nível de creatina baixar no organismo e voltar a ver resultados com a ingestão do produto.