Concordância Verbal e Nominal - Exemplos e Resumo

A nossa língua portuguesa é de real importância para o nosso dia a dia, tal como para ingressarmos em vestibulares e concursos, e conhecer sua gramática faz parte e é necessário quando desejamos estudar essa língua. A gramática da língua portuguesa possui várias regras, que causam dúvidas mas precisam ser conhecidas, como exemplo de tais regras está a famosa concordância nominal e verbal.

Atualizado em

Concordância Verbal e Nominal

A nossa língua materna é o português, ou seja, crescemos e vivemos no Brasil se comunicando através dessa língua. Mas isso não significa dizer que compreendemos o português em sua totalidade, pois apesar de ser a língua materna, ela possui uma gramática das mais difíceis de ser totalmente entendida. Entretanto, apesar de tal complexidade é preciso tentarmos ao máximo aperfeiçoarmos nossos conhecimentos em relação a esta língua, pois, como já deve ser de conhecimento de todos, ela tem peso impactante nas nossas vidas, seja em nossa simples comunicação ou em vestibulares e concursos.

Como dito anteriormente, nossa gramática, que é uma ferramenta para o estudo da língua inglesa,  é recheada de características e regras bastante peculiares, muitas vezes desconhecidas ou que geram muitas dúvidas. A exemplo de algumas dessas características que geram certas dúvidas são as: concordância verbal e nominal.

Concordância verbal

Neste caso, existe uma concordância em número e pessoa com o seu sujeito.

Exemplos

A falta de exercícios físicos ou a má alimentação são prejudiciais à saúde.

Classes gramaticais ou classes de palavras integra os estudos morfológicos.

O aluno ou os alunos responsáveis pelo ato serão punidos.

Lutar e desistir são dissociáveis.

Acredita-se em dias melhores.

Soaram dez horas no relógio da matriz.

Concordância nominal

Já neste caso, a concordância nominal, diferentemente da versal, se baseia na relação entre um substantivo (numeral, pronome, ou  substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos,  pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios).

Exemplos

Encontramos caídas as roupas e os prendedores.

A indústria oferece localização e atendimento perfeito.

Juliana as viu ontem muito felizes.

Os jovens tinham algo de misterioso.

Admiro a cultura espanhola e a portuguesa.

Encontrei os divertidos primos e primas na festa.