Para saber se seu nome está regular perante a Receita Federal, você pode realizar uma consulta CPF para saber se sua situação cadastral está regular.

Consulta CPF – Receita Federal

Para saber se seu nome está regular perante a Receita Federal, você pode realizar uma consulta CPF para saber se sua situação cadastral está regular.



CPF

CPF

Todo cidadão possui obrigações fiscais com a Receita Federal, que é informada através do conhecido Imposto de Renda Pessoa Física, os impostos a serem pagos obedecem uma tabela definida pelo órgão, no qual são proporcionais ao valor total da declaração. Existem alguns que possuem a isenção da declaração de imposto de renda, onde torna-se opcional e não tributável sua declaração. De qualquer forma, a Receita Federal possui acesso ao CPF (Cadastro de Pessoa Física) de todos os cidadãos brasileiros, onde nesse cadastro estão listados todos os ganhos, gastos, bens e dependentes de cada pessoa. Para que todos possam saber, de forma mais fácil e rápida, a sua situação cadastral junto a Receita Federal, a entidade disponibiliza uma consulta CPF através de seu site.

Consulta CPF – Receita Federal – http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp


1. Após entrar no site da Receita Federal basta informar o número do seu CPF e digitar os caracteres que aparecem na imagem ao lado.

Consulta Cadastral CPF

Consulta Cadastral CPF

2. Depois será exibida uma tela, semelhante a da imagem abaixo, informando o número do CPF (11 dígitos), o nome completo, a situação cadastral (regular, pendente, suspensa, cancelada ou nula), o dígito verificador (2 dígitos), data e hora da emissão desse comprovante e o código de controle do comprovante.



Comprovante Situação Cadastral CPF

Comprovante Situação Cadastral CPF

Com a confirmação da situação cadastral você pode ter a certeza de estar ou não pendente com a Receita Federal, caso apareça REGULAR, significada dizer que sua situação está normal. Já se a situação cadastral for PENDENTE, SUSPENSA, CANCELADA ou NULA é importante que você vá uma unidade da Receita Federal mais próxima, procurar mais informações de como resolver esse problema e regularizar sua situação.

[youtube]AgZ9qio45qk[/youtube]

Para mais informações acesse o site da Receita Federal – http://www.receita.fazenda.gov.br/
Ligue para 146, ou para  (+) (55) (11) 3003 0146 (ligação do exterior).