As cotas raciais já estão em vigor em vários vestibulares do nosso país, além disso, o governo quer implantar também algo semelhante em concursos públicos. Mas entenda o porque de muitas serem contra as cotas raciais.

Cotas Raciais – Motivos Contra

As cotas raciais já estão em vigor em vários vestibulares do nosso país, além disso, o governo quer implantar também algo semelhante em concursos públicos. Mas entenda o porque de muitas serem contra as cotas raciais.



Há muitos anos que a sociedade sofre com a descriminação, isso vem de muitas gerações passadas, onde várias dessas ideologias eram mais fortes e bastante presentes. Preconceitos com a cor, classe social, religião, estilo, opção sexual, entre outros, isso pode parecer besteira para alguns que aceitam perfeitamente outras pessoas como elas são, mas para outros isso é algo levado a sério.

Na época da escravidão os negros eram usados como mercadorias, trabalham de formas desumanas e eram vendidos ou trocados, como algo material. Ao decorrer do tempo, isso acabou, e começaram então a ter direitos iguais perante a lei e a sociedade.


Para tentar amenizar tudo que os negros já passaram, algumas pessoas são a favor das cotas raciais, uma forma de seleção específica somente para pessoas da cor negra por exemplo, isso já é utilizado em vestibulares, e existem pretensões de que isso seja utilizado também em concursos públicos.

Essas medidas causam muita polêmica entre a sociedade, alguns são a favor, e outros contra, mas quais são seus motivos, veja abaixo alguns dos motivos que levam as pessoas a serem contra as cotas raciais.



Motivos Contra

  • Cotas raciais dividem a sociedade de forma negativa, dando privilégios a pessoas, apenas porque são negras.
  • Os negros lutam a muitos anos pela igualdade social, perante a sociedade e a lei, e as cotas são o contrário disso.
  • Há falhas na forma de avaliação de como saber quem tem direito a cota, quais são os critérios, através do sangue? de algum exame? ou apenas pela avaliação de outras pessoas?
  • As cotas vão gerar preconceito, já que nas universidades ou repartições públicos existirão pessoas que foram beneficiadas apenas por ter uma cor de pele diferente.

[youtube]Avl-BFNFPzk[/youtube]

“Neste país, todo cidadão é igual perante a lei, digno das mesmas oportunidades seja branco, negro ou índio …”

As cotas ainda vão gerar muito polêmica, mas e você, o que acha, é contra ou a favor? Deixe sua opinião nos comentários ou no Facebook.