Os índios que foram encontrados na época das grandes expedições marítimas no atual continente americano, era um povo cheio de cultura e com muitas crenças, o que se perdura até hoje nas poucas comunidades indígenas ainda existentes no Brasil. Na época que o Brasil foi descoberto, os índios eram um povo que apesar de não conhecer a leitura e a escrita, diferentemente dos portugueses, tinham seu próprio modo de organização, bem estruturado, e baseado na divisão igualitária de trabalho
A cultura indígena brasileira era e é ainda tão forte, que práticas ainda são usadas por brasileiros nos dias atuais, como por exemplo o ato de dormir em redes, e de comer certos tipos de alimentos, como a mandioca e o milho.
Os índios organizavam e organizam as tarefas entre eles de forma simples, os homens ficam responsáveis pela pesca, caça e construção, ou seja, o trabalho pesado, as mulheres cuidam da comida e as crianças participam na agricultura.
Quando as suas crenças, os índios acreditam em uma divindade oriunda da Natureza e também possuem relação de crença com seus antepassados. O responsável pelo questão religiosa, dos Índios, em geral, é o Pajé, uma espécie de chefe religioso responsável por transmitir os ensinamentos.
No Brasil ainda existem algumas comunidades indígenas remanescentes, mesmo após serem quase dizimadas por colonizadores, são elas: os Ianomâmins, os Carajás, Guaranis e os Tupis.
Existem cerca de 225 sociedades indígenas distribuídas em todo o território brasileiro, correspondente apenas a 0,25% da população do país.