Curupira é o protetor da mata, defende a fauna e a flora, contra lenhadores e caçadores. Uma antiga história do folclore brasileiro.

Curupira – Folclore

Curupira é o protetor da mata, defende a fauna e a flora, contra lenhadores e caçadores. Uma antiga história do folclore brasileiro.



São muitas as histórias que ouvimos desde pequenos, dessas que passam de geração em geração, sobre lendas e mitos, alguns do folclore brasileiro, como o Curupira.

Quem é

O Curupira é um protetor das matas, habita-se nelas e tem como caraterísticas ser um homem pequeno de cabelos vermelhos (cor de fogo) e com os pés para trás. É um personagem lendário, que é mais conhecido nos interiores do Brasil.


Sua função é proteger a fauna (animais) e a flora (plantas), e tem como principais alvos os lenhadores, caçadores e pessoas que destroem de forma predatória.

Utiliza-se de assovios e sons para assustador os lenhadores e caçadores, como também cria imagens com ilusões assustadoras, tudo para confundir e amedrontar os inimigos da mata. É praticamente impossível encontrá-lo, sua velocidade é incrivelmente rápida, e seus pés para trás servem para confundir seus rastros.



[youtube]dA4nPNmtFI4[/youtube]

Apesar da lenda ser conhecida em todo o país, tem suas variações em cada região, em alguns lugares dizem que o Curupira tem pele verde, e outros que ele anda montado em um porco selvagem, e que pode ou não possuir um machado.