Você sabe o que significa esse tipo de governo?

O que é Democracia

Você sabe o que significa esse tipo de governo?



Democracia

A palavra Democracia vem do termo Demokratia, palavra de origem grega. O demo vem de povo e o Kratia, originária de kratos, significa governo ou dominação. Ou seja, na teoria, a Democracia não é nada mais e nada menos do que “o governo do povo”.

Esse modo de governo surgiu na Antiguidade Clássica, na cidade de Atenas, na Grécia. A Democracia foi criada para caracterizar a administração política dos interesses coletivos e do povo em geral das cidades-estados gregas.


Na idade média, o termo Democracia foi esquecido e só voltou a aparecer no século XVIII, durante as revoluções burguesas. No século XX, este tipo de governo se tornou o desejo de muitas pessoas que lutaram pelos direitos dos cidadãos.

No Brasil, por exemplo, nós seguimos este plano de governo, mesmo não parecendo.



O que é Democracia?

O Governo democrático é aquele que coloca o poder e a responsabilidade cívica nas mãos do povo ou através dos representantes escolhidos livremente pelo povo. A Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protege a liberdade do homem, dando direitos individuais aos cidadãos e as minorias.

É no modelo de Governo democrático que o poder é descentralizados, dando as pessoas uma receptividade tanto local, com intuito de fiscalizar e cobrar por seus direitos. A liberdade de expressão, o direito de proteção legal igual, a oportunidade de organizar e participar plenamente da vida política, econômica e cultural da sociedade são as características principais da Democracia.

Formas de Democracia

Democracia Direta


Esse tipo de Democracia é caracterizado pela organização na qual todos os cidadãos possuem direito em participar diretamente do processo de tomada de decisões. Os primeiros governos democráticos foram exatamente nessa linha. O maior exemplo da Democracia Direta foi a de Atenas, onde o povo se reunia nas praças para tomar as decisões políticas das cidades-estados.

Democracia Representativa

Já a Democracia Representativa dá a um grupo ou uma pessoa, geralmente eleito por votação, a representar o povo e agir em nome dele. Esses representantes se reúnem em instituições chamadas de Parlamento, Congresso ou Assembleia da República. No ocidente, por exemplo, o conceito moderno de democracia é dominado pela forma eleitoral e plebiscitaria majoritária.

Países latinos americanos que seguem o governo democratico:

1. Chile

2. Costa Rica

3. Uruguai

4. Panamá

5. México

6. Argentina

7. El Salvador

8. Brasil

9. Honduras

10. República Dominicana