Desenvolvimento Sustentável - O que é? Resumo

Mas afinal de conta o que é o Desenvolvimento Sustentável que todos falam? Se você é um dos que escutam falar bastante no assunto e querem aprofundar um pouco o seu conhecimento, confira um resumo sobre os principais pontos dessa nova tendência global.

Atualizado em

Desenvolvimento Sustentável

Entender o que é desenvolvimento sustentável é uma necessidade, e tem real importância nos tempos atuais. É um conceito global no qual todos os países do mundo estão voltando sua atenção, frente a necessidade sentida pela população da Terra frente às ondas de consequências naturais sofridas, decorrente da falta de preocupação com o meio ambiente pelo homem.

Portanto, pode-se dizer, de forma reduzida, que o desenvolvimento sustentável, tem em sua base de pensamento o uso racional dos recursos naturais do nosso planeta.  O seu potencial de uso é baseado na análise de situações do ambiente tal como a interpretação dos levantamentos de solos. Pesquisas que envolvem técnicas de geoprocessamento tornam possíveis procedimentos que permitem, de forma detalhada, a investigação das relações entre as entidades do meio ambiente.

Vale salientar que o desenvolvimento sustentável não se trata de uma ação revolucionária em conjunto adotada pelos países, mas sim um processo lento porém gradativo que visa conscientizar pessoas físicas como jurídicas, ou seja, tanto as pessoas precisam entender o seu papel que desempenham para um mundo mais sustentável e que dependa menos ou que aproveite melhor os recursos naturais do planeta, como também as nações com suas indústrias e suas pesquisas, precisam buscar meios de fazer com que a sustentabilidade  se torne parte do seu cotidiano.

Podemos sintetizar o desenvolvimento sustentável de uma forma geral através da lista abaixo, do ponto de vista do que se trata:

  • Atender às necessidades da população mantendo harmonia com o meio ambiente
  • Preservar o meio ambiente para as futuras gerações
  • Conscientizar a população de que cada um desempenha um papel e que o conjunto faz a diferença
  • Preservação dos recursos naturais
  • Deve-se criar uma conscientização social para que as pessoas não venham a aproveitar dos recursos de forma errada
  • O incentivo pelas nações em pesquisas e em projetos que visem soluções sustentáveis.