Aprendemos na matemática diversos meios de chegar ao mesmos resultados, aprendemos também diversas leis e regras que podem ajudar na vida diária, como também em futuros cursos superiores. Um desses assuntos são as medidas de dispersão, mais especificamente o Desvio Padrão e a Variância.
São utilizadas em situações que grupos de médias iguais com valores diferentes, possuem características diferentes. O Desvio Padrão analisa a regularidade dos valores, e a Variância resulta os desvios em relação à média aritmética. Entenda melhor vendo os exemplos abaixo.
Exemplo
Em uma prova de manobras radicais, três competidores obtiveram as seguintes notas.
Competidor A: 7,0 – 5,0 – 3,0
Competidor B: 5,0 – 4,0 – 6,0
Competidor C: 4,0 – 4,0 – 7,0
Calculando a média das notas dos três competidores vamos obter média cinco para todos, não sendo assim possível a análise sobre a regularidade dos competidores. Devido a isso precisamos utilizar uma medida que apresente a variação dessas notas, ajudando a melhorar a análise dos competidores.
Variância
Calcula-se a variância subtraindo o valor observado, do valor médio, elevando o resultado ao quadrado. Após obter a soma de todos os resultados, divide-se pela quantidade de valores observados. O resultado mostra a diferença de quanto o valor observado se distância do valor médio. Veja os cálculos:
Competidor A
Competidor B
Competidor C
Desvio Padrão
O calculo é feito extraindo a raiz quadrada da variância.
Competidor A
√2,667 = 1,633
Competidor B
√ 0,667 = 0,817
Competidor C
√2 = 1,414
Resultado – Podemos observar pelos resultados obtidos de que o Competidor B é que tem a melhor regularidade nas notas.
fonte – http://www.brasilescola.com/matematica/medidas-dispersao-variancia-desvio-padrao.htm