Dia Internacional da Mulher - 8 de Março

Saiba um pouco mais da história do dia internacional da mulher, veja quais as conquistas das mulheres de 1857 para data de hoje. Tudo isso e muito mais.

Atualizado em
Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher

O dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março. Essa data é muito especial para as mulheres que com muita luta chegaram onde estão. Está data é marcada por um manifesto das mulheres no ano de 1857 por melhores condições de vida e trabalho. Mulheres naquela época trabalhavam o mesmo que os homens, mas chegava a ganhar apenas um terço do salário deles. As mulheres também reivindicavam a redução da carga diária de trabalho, pois trabalhar 16 horas por dia, e também por um melhor tratamento no ambiente de trabalho.

Porém a manifestação das mulheres não acabou bem, mas sim com muita violência. Muitas perderam suas vidas tentando reivindicar os seus direitos. As mulheres que foram mortas foram incendiadas dentro de uma fábrica, na qual estava trancada.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que no dia 8 de março seria o "Dia Internacional da Mulher", em uma homenagem as mulheres que perderam suas vidas para garantir a dignidade do sexo feminino na sociedade. Porém apenas em 1975, através de um decreto a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Com a reforma da constituição, acontecida em 1932, às mulheres ganharam os mesmos direitos trabalhistas que os homens, conquistaram o direito de votar e a cargos políticos do executivo e do legislativo.

Ainda em defesa a mulher, recentemente em nosso país foi lançada a Lei Maria da Penha, que visa punir que agride de alguma forma a mulher, garantindo assim a sua integridade. O dia 8 de março é muito festejado pelas mulheres no mundo todo, pela suas conquistas e pelo que ainda irão conquistar.

Dia Internacional da Mulher