Dia 19 de abril é o dia do índio aqui no Brasil, quer entender mais sobre essa data e como ela foi escolhida para comemorar o dia do índio? Então continue lendo.

Dia Nacional do Índio

Dia 19 de abril é o dia do índio aqui no Brasil, quer entender mais sobre essa data e como ela foi escolhida para comemorar o dia do índio? Então continue lendo.



No dia 19 de abril é comemorado o dia do Índio aqui no Brasil, tal data foi escolhida depois de um congresso realizado no México em 1940, porém foi em 1943 que o Presidente Getúlio Vargas através de um decreto oficializou a data, tornando assim o dia 19 de abril o dia do Índio.

É bastante comum nessa data tão lembrada na história vermos escolas e em outros locais também atividades relacionadas à cultura indígena. Comum também são alunos realizarem trabalhos relacionados aos índios, como pesquisas escolares, etc.


História do Dia do Índio

A criação desta data foi em 1940, quando autoridades governamentais dos países da América se reuniam para fazer um congresso, o primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Nesse congresso, além de contar com as autoridades já faladas, contavam também com a presença dos líderes indígenas, que foram convidados para participar das reuniões e decisões.

Contudo nos primeiros dias do congresso os líderes indígenas não compareceram, isso devido ao receio de ser atacado pelo temível “homem branco”, que por muito tempo os seguiam e os agrediam. Com o passar dos dias, alguns líderes indígenas resolveram participar das reuniões, depois de refletir e entender a importância daquele momento para o seu povo. A participação dos líderes indígenas ocorreu no dia 19 de abril daquele ano. Então a data ficou marcada na história, e devido a esse congresso, mais tarde Getúlio Vargas decretaria que todo dia 19 de abril seria dia do índio.