O a abertura do mercado, viajar de avião está se tornando algo comum na vida dos brasileiros; veja nossa dicas para que nada dê errado neste dia

Dicas para a primeira viagem de avião

O a abertura do mercado, viajar de avião está se tornando algo comum na vida dos brasileiros; veja nossa dicas para que nada dê errado neste dia



Viagens de Avião

O que era raro está se tornando comum. A cada dia, as famílias brasileiras viajam mais de avião, mas muitos ainda possuem dúvidas de como proceder nestes casos.

Em 2010, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e da ANAC (Agência Nacional de Avalição Civil), o número de embarques registrados em território nacional, quase ultrapassou o número de passagens de ônibus. Foram 65,9 milhões de decolagens contra 66,7 embarques nas rodoviárias.


Segundo a ANAC, o “boom” da aviação pretende continuar. A procura por voos domésticos aumentou 19,5% em junho deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2010. A demanda por voos internacionais também cresceu. Foi para 7,7% a mais que no ano passado, no mesmo período (junho de 2011).

Impulsionados pelas viagens aéreas, os consumidores acabam se decepcionando. Hoje a procura é maior do que a demanda e muitas empresas falham no atendimento. Veja as nossas dicas para não sofrer aborrecimentos na hora de embarcar:



Compra de passagens

Compra as passagens com antecedência, pois assim você pode garantir um ótimo desconto. Hoje os sites das companhia aéreas já oferecem o checkin no próprio site, facilitando e diminuindo as filas na hora do embarque. Assim, você escolhe sua poltrona com mais facilidade.

Para viagens comerciais, os melhores horários são entre as 9 horas da manhã e as 16 horas da tarde. É preciso ficar atento ao fuso horário do local de destino. Algumas regiões do Brasil, por exemplo, não utilizam horário de verão.

Chegue no aeroporto sempre uma hora antes do seu voo, para que não ocorra riscos de perder a viagem. Em épocas de férias, natal e ano novo, os aeroportos recebem uma demanda grande de pessoas.


Objetos nas bagagens

Ao comprar as passagens, veja no site quais são os itens proibidos para se levar na bagagem de mão. O raio-X na hora do embarque identifica os objetos que estão nas sacolas e bolsas de mão. Evite colares e acessórios metalizados, pois você também irá passar pelo raio-X.

Refeições nas aeronaves

Leve ou prepare seu próprio lanche caso a viagem seja longa. Muitas companhia só oferecem barrinhas de cereais ou amendoins. Se a viaje durar muito tempo você ficará com fome. Desconfia sempre da qualidade dos alimentos servidos nas aeronaves. Mas lembre-se: nada de levar uma cesta de piquenique. Evite alimentos quentes ou que provocam cheiros, já que isso pode ser incomodar os outros passageiros.