A Doença de Chagas, também conhecida como , O Mal de chagas, tem seu nome em homenagem ao primeiro pesquisador que descreveu a doença em 1909l, Carlos Chagas. A doença tem origem infecciosa e é transmitida por um hospedeiro intermediário, o inseto conhecido popularmente como barbeiro, o qual se alimenta de sangue de animais vertebrados, incluindo o de humanos.
Quando o inseto suga o sangue contaminado de algum animal que esteja contaminado, ele contrai a doença de forma passiva, carregando consigo o protozoário da doenças, o Tripanosoma Cruzi. Portanto, o animal se torna transmissor da doença em seres humanos.
Outra forma de contaminação da doença é através da transfusão de sangue ou durante a gravidez quando a mulher infectada transmite a doença ao filho. Ou ainda pela ingestão do animal em sua forma moída de forma acidental.
Causas
As causas da doença ainda está associado muito a questão sanitário e geográfica.Como a doença é transmitida na maioria dos casos através do inseto barbeiro, existem alguns fatores que facilitam a transmissão da doença. Tais como:
- Pobreza;
- Morar em locais onde a incidência do inseto seja grande, em comum a América do Sul e Central;
Sintomas
Os sintomas da Doença de Chagas ainda são um problema, pois em certos casos a doença pode ser até assintomática, levando um bom tempo para se manifestar, mas geralmente, no inicio da doença há febre, dor ganglionar, falta de apetite e mal-estar, também pode ocorrer inchaço ocular e aumento do fígado ou baço.
Em fases mais avançadas:
- pode provocar o aumento de órgãos de forma irreversível (principalmente coração e cérebro)
- comprometimento da digestão
Tratamentos
Os tratamentos são bastante satisfatórios quando feito na fase aguda da doença, quando o protozoário ainda está presente no sangue. Nos casos crônicos, nos mais avançados, só pode se fazer o controle dos sintomas para que não tenha mais complicações.
Quando é diagnosticado no início da doença, medicamentos costumam ser indicados, apesar dos muitos efeitos colaterais e pouca tolerância por adultos: o Benzonidazol e o Nifurtimox.