No próximo domingo é dia de ajustar os relógios para o horário de verão 2011

Domingo começa o horário de verão

No próximo domingo é dia de ajustar os relógios para o horário de verão 2011



Horário de Verão

O Horário de Verão começa no próximo domingo, dia 16 de outubro. A partir das zero horas, os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e na Bahia. O horário vai até o dia 26 de fevereiro de 2012.

A CEB Distribuição pretende reduzir 0,5% no consumo da energia elétrica no Distrito Federal durante o horário de verão, que já virou costume na vida dos brasileiros. A economia pode alcançar 2935MWh, o equivalente à redução de 25% dos gastos de energia em Brazlândia, por exemplo.


A Companhia também quer que o horário de verão reduza até 4% a demanda de energia no horário de pico da cidade, que acontece entre as 18h e 21h. Estes cálculos equivalem, aproximadamente, um alívio no carregamento do sistema correspondente à demanda de energia da cidade do Guará no horário de pico.

Quando começou?

O horário de verão já é um costume anual no Brasil. Criado em 1931, no governo de Getúlio Vargas, foi esquecido em 1967, voltando a vigorar em 1985, no mandato do ex-presidente e atual senador, José Sarney.