Saiba como ela pode ajudar a melhorar sua saúde

Onde encontrar a Vitamina D – Funções e Benefícios

Saiba como ela pode ajudar a melhorar sua saúde



Vitamina D

A vitamina D é o nome dado ao composto lipossolúveis que são essenciais para manter o equilíbrio mineral no corpo.  Ela é responsável por diversos outros nutrientes que sustentam e nos dão saúde e força corporal.

Onde encontrar?

A Vitamina D é encontrada no óleo de fígado de peixe vindos da água salgada, tais como as sardinhas, o arenque e o salmão. Outros alimentos como ovo, carne, leite e a manteiga também oferecem a vitamina, mas em menores quantidades. Plantas e vegetais são fontes pobres em vitamina D. A quantidade do leite, por exemplo, é suficiente para as necessidades infantis.


Cuidados

Pacientes em tratamentos diuréticos, por exemplo, devem evitar a vitamina D em grandes quantidade devido ao risco e o aumento de hipercalcemia ou hipermagnesemia.

Função e benefícios

A vitamina D é essencial para pessoas que sofrem com a homeostase. Ela é muito importante, pois ela ajuda a absorver o cálcio e o fósforo no intestino  grosso, ajudando os ossos e tratando os rins.



Ela colabora no funcionamento correto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e a utilização de energia.

Alguns médicos dizem que a vitamina D também é importante para secreção de insulina e prolactina, para o estresse e na melanina da pele e do sangue.

Alerta

O excesso de vitamina D pode provocar hipercalcêmica, ou seja, grande concentração de cálcio no sangue. Isso favorece o depósito de cálcio nos vasos, provocando arteriosclerose, formando cálculos urinários. Outro fator de risco são as alterações no coração e nos nervos.