A endometriose é uma doença que pode causar muita dores, incluindo durante a relação sexual, podendo causar também excesso de sangue durante a menstruação, fadiga crônica, diarreias, etc. Confira a matéria inteira.

Endometriose – O que é?

A endometriose é uma doença que pode causar muita dores, incluindo durante a relação sexual, podendo causar também excesso de sangue durante a menstruação, fadiga crônica, diarreias, etc. Confira a matéria inteira.



Endometriose – O que é?

Endometriose é uma doença que é caracterizada pela existência de tecidos em regiões do corpo que não é o útero, geralmente esses tecidos aparecem na pelve, nos ovários ou nos intestinos. É importante mencionar que a endometriose não é um câncer, mas sim uma condição benigna, porém pode ser muito debilitante, pois costuma associar-se a dores crônicas e infertilidade.

Endometriose – Sintomas

Determinadas pacientes podem não apresentar nenhum sintoma, mas na maioria das vezes as pacientes apresentam dores constantes e ininterruptas. O sintoma mais comum da endometriose é no período menstrual, assim como o endométrio normal dentro do útero, esse pedaço de tecido também sangra no final do ciclo menstrual. A endometriose é uma causa comum para dismenorreia secundária.


Caso a endometriose esteja localizada na bexiga, é possível saber que esta com endometriose, pois a paciente apresentará sangue na urina. Se estiver nos intestinos poderá haver sangue nas fezes. Caso a endometriose apareça na cavidade abdominal ou na pelve, faz com que haja sangramento nessas cavidades, causando muitas dores e inflamação.

Como dissemos anteriormente a endometriose pode causar infertilidade, pois os ovários são os locais mais comuns para essa doença, causando uma inflamação crônica. A endometriose acometendo a parte externa do útero, também pode levar a deformidade de áreas da pelve, tornando o aparelho ginecológico sem possibilidade de conseguir engravidar.



Outros sintomas da endometriose são as dores durante a relação sexual, diarréia, excesso de sangue durante a menstruação, constipação intestinal, fadiga crônica, etc.

Endometriose – Tratamento

O tratamento mais recomendado é iniciado com remédios para dor e anti-inflamatórios. Porém o mais interessante a ser feito é procurar um profissional que possa passar para você o medicamento ideal para esse tipo de doença. Não tome remédios sem prescrição médica, você pode está colocando sua saúde em risco.

Fonte: mdsaude