ENEM 2013 - Inscrições, Edital e Datas

As inscrições para o Enem 2013 estarão abertas a partir das 10h do dia 13/05 e assim ficarão até o dia 27 do mesmo mês, a realização das provas será no mês de outubro, nos dias 26 e 27. Para entender melhor sobre o Enem 2013 não deixe de conferir o artigo.

Atualizado em
ENEM 2013   Inscrições

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) foi criado em 1998 com intuito de avaliar a qualidade do estudo no Brasil, tal exame acontece uma vez por ano, ano passado o governo tentou implementar uma proposta que seria a realização de duas provas do Enem em um só ano, porém devido a falta de segurança e problemas de logística o Enem que seria realizado em abril de 2012 foi cancelado, permanecendo o Enem como antes apenas com uma prova anual.

A proposta de ter duas provas do Enem em um só ano não foi descartada, muito pelo contrário essa proposta já foi aprovada para outros anos. Todos os anos os jovens estudam bastante para encarar o Enem, através dele é possível ingressar em uma faculdade dependendo de sua pontuação. No ano passado foram mais de cinco milhões de candidatos inscritos para as provas do Enem, estimasse que esse ano o número de candidatos cresça ainda mais para o ano de 2013.

O Ministério da Educação estima que para o ano de 2013 mais de 6,1 milhões de candidatos se inscrevam para o ENEM 2013 com intuito de ingressar em uma faculdade federal e institutos federais de nível superior. Nesse ano a segurança para o exame será reforçada e a correção das provas também, tudo isso para não ocorrer nenhuma fraude.

ENEM 2013   Inscrições

Enem 2012 – Inscrições

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, de acordo com o edital que foi lançado no dia 08 de maio de 2013, serão abertas no dia 13/05, segunda-feira, e permanecerão assim até o dia 27 do mesmo mês. Para realizar a sua inscrição no Enem 2013, basta que o candidato preencha uma ficha com seus dados pessoais, incluindo data de nascimento, RG, CPF, endereço, CEP, entre outras informações. Após o preenchimento do formulário, o candidato deverá pagar uma taxa para inscrição, taxa essa que é no valor de R$ 35,00.

Alguns alunos poderão recorrer à isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem 2013, os alunos que terminaram o ensino médio em escola pública, seja ela federal, estadual ou municipal, têm direito a isenção. Além do mais, candidatos que concluíram o ensino médio e não tem condições de pagar a taxa de inscrição deverá declarar carência através de um formulário disponível no sistema de inscrição.

Após o pagamento da taxa de inscrição, o candidato poderá acompanhar sua matricula através do site do INEP, utilizando sua senha, que deverá ser criando junto com a sua matricula.

Passo a Passo de como se inscrever no Enem 2013

  • 1º passo:

Clique AQUI para realizar a inscrição do Enem 2013.

  • 2º passo:

Clique no botão "Inscrição faça já a sua" que fica localizado no lado direito do site. Como mostra a imagem abaixo:

ENEM 2013   Inscrições

  • 3º passo:

Na próxima etapa você deverá digitar nos dois campos solicitados o seu CPF, a sua data de nascimento e o código de segurança que aparece na figura. Como mostra a imagem abaixo:

ENEM 2013   Inscrições

  • 4º passo:

Neste próximo passo você terá que preencher toda a ficha de inscrição do Enem 2013 de maneira correta. Cada espaço em branco deverá ser preenchido com seus dados. Identidade, endereço, CEP, estado civil, cor, todos esses quesitos e muitos outros deverão ser preenchidos na ficha de inscrição.

OBS: Ao inserir o seu CPF e sua data de nascimento no passo 3, o sistema do INEP já informa seu nome, seu CPF, o nome de sua mãe e a data de nascimento e seu sexo automaticamente.

  • 5º passo:

Após preencher todo o formulário, você terá que imprimir o comprovante de inscrição e realizar o pagamento. Depois disso é só esperar para saber onde fará a prova.

Enem 2013 – Como acompanhar sua inscrição?

Como todas as outras edições do Enem essa também terá a possibilidade de acompanhar a sua inscrição, mas como fazer isso?

  • 1º passo:

Acesse o site do INEP clicando AQUI.

  • 2º passo:

No site do INEP acesse a opção "Acompanhe sua inscrição" que fica na parte direita do site, bem abaixo de "Inscrição faça já a sua". Como mostra a imagem abaixo:

ENEM 2013   Inscrições

  • 3º passo:

Insira o que se pede nos três campos. CPF do usuário e senha que foi criada junto a inscrição e o código de segurança com as letras e números da imagem. Veja na imagem abaixo:

ENEM 2013   Inscrições

  • 4º passo:

Agora você será direcionado para uma página onde você pode ficar sabendo tudo sobre sua inscrição para o Enem 2012.

Enem 2013 – Datas e Edital

As provas do Enem 2013 serão aplicadas nos dias 26 e 27 de outubro. Em todos os estados a aplicação das provas será no mesmo horário. O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2013 poderá ser conferido no link logo a seguir.

Edital ENEM 2013

Enem 2013 – Informações

O Enem 2013 será como o das edições anteriores, na qual contará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A prova de língua estrangeira pode ser de Inglês ou Espanhol, o candidato deve optar por apenas uma e responder.

As provas são corrigidas de acordo com as seguintes áreas: Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática, além é claro da redação.

Enem 2013 – Dicas

As provas do Enem são conhecidas como provas de desgaste, por isso é fundamental o candidato com a mente descansada, para isso no dia que antecede a prova do Enem 2013, procure dormir bem, acordar cedo, alimentar-se bem e chegar pelo menos uma hora antes do início das provas. Não tenha pressa na hora de fazer a prova, lembre-se de ter bastante atenção em cada questão. Vale levar uma garrada d'água e algo para que possa ir degustando na hora do exame.