Uma das formas de geração elétrica é a Energia Eólica, que utiliza-se dos ventos para gerar eletricidade, seu funcionamento é basicamente simples, e tem vantagens e desvantagens.

Energia Eólica

Uma das formas de geração elétrica é a Energia Eólica, que utiliza-se dos ventos para gerar eletricidade, seu funcionamento é basicamente simples, e tem vantagens e desvantagens.



Uma das principais necessidades da civilização moderna é a energia elétrica, é somente através dela que conseguimos realizar diversas tarefas diárias. São várias as formas de gerar energia elétrica, mas cada uma tem sua vantagem e desvantagem, a mais conhecida são as hidroelétricas, barragens que utilizam-se da força da água para gerar eletricidade, porém é a que necessita de maior espaço geográfico.

Como alternativa existem então formas de geração elétrica alternativas, como a Energia Eólica, uma geração de energia elétrica através dos ventos.


Como Funciona

[youtube]gDnTyA4BmwM[/youtube]

A ideia básica de seu funcionamento é simples, os aerogeradores são formados, por uma grande haste que tem um ventilador de três pás preso na parte mais alta, esse ventilador está preso por uma haste a um gerador elétrico, e com o vento, as pás começam a girar e fazem uma rotação no gerador, que gera energia elétrica. Entenda melhor na figura abaixo.



Vantagens

As vantagens da energia eólica são várias, a principal é que é considerada uma fonte de energia limpa, por não emitir gases poluentes ou gerar resíduos. Outras das suas vantagens são:

  • Fonte de energia inesgotável (o vento);
  • Pouca manutenção;
  • Geração de energia barata;
  • Retorno de investimento rápido, em seis meses os gastos são recuperados;
  • Requer pouco espaço geográfico para implantação de um parque de energia eólica.

Desvantagens

As desvantagens da energia eólica são:

  • Poluição visual, os aerogeradores são grandes, e geralmente são colocados em grande quantidade, algo que não torna a paisagem muito bonita;
  • Poluição sonora, os aerogeradores causam ruídos quando o vento bate na pá, esse barulho pode chegar a 43 decibéis;
  • Mesmo com estudos aprofundados dos ventos da região onde se vai colocar os aerogeradores, pode ocorrer de não haver geração de energia em um certo período de tempo, já que é necessário o vento.

 

Fazendo um balanço dos pontos positivos e negativos da energia eólica, é uma forma de geração muito boa, barata e que tem ótima capacidade de geração.