Descubra mais sobre os prazeres do vinho

O que é Enoturismo

Descubra mais sobre os prazeres do vinho



Provavelmente você nunca ouviu falar na palavra enoturismo, né? Mas ela possui um significado, e super interessante por sinal. O enoturismo é o turismo do vinho, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecer sobre a bebida, como ela é produzida, sua história e outras curiosidades.

O enoturismo dá a oportunidade para que cada turista sinta o vinho utilizando os 5 sentidos do participante: visão para ver a cor do vinho, a audição para ouvir histórias sobre a bebida e o bater das taças, o olfato para sentir o perfume do vinho, o tato para sentir a textura do líquido e as formas das garrafas e, o mais importante, o paladar para sentir o gosto.


Enoturismo

Ou seja, o enoturismo é um tour completo sobre o vinho. Ele envolve hospedagem, gastronomia, compras e muitas histórias e diversões. É assim que as pessoas têm o acesso e podem conhecer mais sobre as tradições locais na hora de visitar as viniculturas, aprendendo como a bebida é feita, da colheita da uva até o engarrafamento.

O enoturismo foi criado na Itália, já que o país oferece mais de 600 fazendas especializadas neste tipo de serviço, onde as pessoas são guiadas aos vinhedos e para as cantinas de produção da bebida.



No Brasil, também existem as rotas de produção de vinho. Apesar de ser um país novo na produção da bebida, estamos nos tornando referência nesse campo. As principais regiões produtoras estão na Serra Gaúcha, no Vale do Rio São Franscisco, no nordeste e em São Roque, interior de São Paulo. Outras localidades que também investem na produção de vinho são as Serras Capixabas e as Catarinenses.