Especializações de Enfermagem

Conheça as especializações desse curso que está em alta no mercado de trabalho, faça o diferencial, se qualifique. Confira as especializações do curso de enfermagem.

Atualizado em

Especializações de Enfermagem

O curso de enfermagem teve sua procura por alunos de todo o Brasil aumentada, maior é o número profissionais que estão se formando na área. Uma consequência direta desse interesse por parte dos brasileiros é a necessidade cada vez maior de mão-de-obra, seja para trabalhar em hospitais, clínicas e principalmente PSF's ( Programa Saúde da Família).

Mas como o número de profissionais do ramo de enfermagem está aumentando, o mesmo se vê forçado a procurar acrescentar algo em seu currículo para que se destaque na multidão. A opção que esse aluno encontra são as Espcializações no curso de Enfermagem.

Diversas são as áreas para a especialização de enfermagem, vou fazer uma lista com as principais encontradas por faculdades e instituições espalhadas pelo país, segue abaixo:

  • Enfermagem Geral: Especialização geral da carreira de enfermagem, consiste no trabalho de cuidar dos pacientes dentro do hospital, acompanhando a evolução de suas doenças e realizando procedimentos clínicos.
  • Enfermagem Geriátrica: Especialização da enfermagem onde o profissional cuida de idosos, o enfermeiro pode atender em clínicas especializadas, em hospitais ou então trabalhando na casa dos pacientes. Trabalha auxiliando os profissionais de geriatria.
  • Enfermagem Médico Cirurgica: Neste especialização o enfermeiro trabalha preparando os pacientes para cirurgias e também cuidados dos pacientes depois que saem das cirurgias. Trabalha auxiliando os cirurgiões.
  • Enfermagem Pediatrica: Especialização onde o enfermeiro atua atendendo a crianças nos hospitais e também avaliando e acompanhando o desenvolvimento das mesmas. O enfermeiro pediátrico também pode atuar cuidando de recém nascidos, administrando encubadoras de bebês e orientando os pais quanto a técnicas saudáveis. Trabalha auxiliando os profissionais depediatria.
  • Enfermagem de Resgate: Na enfermagem de resgate, o profissional trabalha em carros de resgate prestando socorros a vítimas de acidentes, incêndios e todo tipo de fatalidade urbana. Trabalha auxiliando os paramédicos e os bombeiros.
  • Enfermagem do Trabalho: A função do enfermeiro do trabalho é atuar nas empresas cuidando de funcionários acidentados ou então que tenham sofrido alguma lesão relacionada ao trabalho (L.E.R. por exemplo). Trabalham também com prevenção, especificando equipamentos de segurança para a diretoria e também para tornar o ambiente de trabalho sempre mais saudável em todos os sentidos.

Faculdades

Faculdades que você pode encontrar especializações para o curso de enfermagem:

http://www.pgenf.ufba.br/especializacao.asp

http://www.anhanguera.com/pos_graduacao/cursos/assistencia_urgencia_emergencia.php

http://portal.estacio.br/unidades/universidade-estacio-de-sa/cursos/pos-graduacao/presencial/enfermagem-do-trabalho.aspx?gclid=CN7C8sHYoK4CFQxX7AodXi225g

http://feo.ufpel.edu.br/

http://www.pgenf.ufba.br/