Estenose Crânio-facial é uma má formação dos ossos do crânio na região das saturas, que são os pontos de união dos ossos, tal anormalidade é decorrente de uma alteração no código genético.

Estenose Crânio-facial

Estenose Crânio-facial é uma má formação dos ossos do crânio na região das saturas, que são os pontos de união dos ossos, tal anormalidade é decorrente de uma alteração no código genético.



Estenose crânio-facial é caracterizado por uma malformação dos ossos devido a uma ausência  ou também pelo fato do fechamento prematuro das chamadas saturas, que são os pontos em que os ossos se unem) do crânio e da face, e também vem acompanhado de uma hipoplasia maxilar orbital, que é o desenvolvimento de forma deficiente da maxila e do globo ocular, o principal responsável pela característica de olhos saltados.

A estenose crânio-facial não é tão rara, é uma modificação genética que pode ocorrer em 1 de cada 2 mil crianças, e se dá em maior ocorrência no sexo masculino, sendo uma incidência 3 vezes mais que nas mulheres.


Causas

As causas da má formação é oriunda de uma característica genética, ou seja, não tem como se determinar as causas pois é uma alteração genética que ocorre no momento de nossa formação.

Sintomas

A anormalidade óssea pode ser descoberta por meio de estudo através de radiologia, radiografias do crânio com reconstrução tridimensional. Pode também ser feito o mapeamento dos ossos, e também investigação genética, porém uma vez descoberto o problema não se pode fazer nada para desfazê-lo.



Tratamentos

Não existe um tratamento propriamente dito, porque como foi visto não se trata de uma doença passageira, a Estenose Crânio-facial é uma anomalia genética, entretanto quando tal anomalia traz impacto apenas na parte genética, o paciente e o médico podem chegar a um consenso sobre a intervenção cirúrgica para gerar maior bem-estar no paciente. Há também o caso em que o fechamento das saturas pode colocar em risco a vida ou até o desenvolvimento da criança, então se faz necessária uma intervenção cirúrgica o mais breve possível.