O alongamento é essencial para relaxar os músculos e melhorar sua flexibilidade, pode ser feito por qualquer pessoa, e deve ser realizado periodicamente, evitando também lesões.

Exercícios de Alongamento

O alongamento é essencial para relaxar os músculos e melhorar sua flexibilidade, pode ser feito por qualquer pessoa, e deve ser realizado periodicamente, evitando também lesões.



Nossos músculos, ligamentos e ossos são responsáveis pelos movimentos do nosso corpo, e podem ser afetados com esforços repetitivos ou excessivos. Sempre temos que ter cuidados para evitar dores e lesões. Pessoas que trabalham de forma repetitiva ou em uma mesma postura por várias horas é aconselhável a prática periódica de alongamentos para todo o corpo, dessa forma conseguimos promover o estiramento das fibras musculares, e diminuindo a fadiga. Em média devem ser feitos a cada 50 minutos a no máximo uma hora.

Antes de mostrarmos várias formas de alongamentos, vamos ver algumas dicas que devem ser seguidas para que seja realizado da melhor forma possível o exercício.


Dicas para Alongamento

  • Escolha sempre posições que mantenha um bom alinhamento do corpo
  • Se estiver inseguro para realizar o alongamento procure um profissional de educação física ou fisioterapia para lhe auxiliar
  • Mantenha o alongamento de 10 a 60 segundos por articulação
  • Faça sempre o alongamento parado, evitando se balançar ou algo parecido
  • Realize regularmente os alongamentos, dessa forma evita lesões e melhora sua flexibilidade
  • É normal sentir uma sensação de tensão no músculo durante o alongamento, porém se a dor for intensa, relaxe o músculo e não force tanto para evitar lesões

Alongamentos para Todo o Corpo

Abaixo vamos aprender formas de alongamentos para todo o corpo, pernas, braços, costas, mãos, e muito mais, confira e aprenda.

[youtube]TmuZHPRroAU[/youtube]



[youtube]Wsfh5pQpSsY[/youtube]