Exercícios para melhorar a memória

Treine seu cérebro e leve uma vida mais saudável

Atualizado em

Exercícios para melhorar a memória

Sabia que o os exercícios físicos e aeróbicos podem ajudar a melhorar a sua memória? Essas atividades ajudam principalmente os idosos, prevenindo o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.

Uma pesquisa feita nos Estados Unidos, indicou que um ano de exercícios físiscos é capaz de aumentar o tamanho do hipocampo nos adultos mais velhos. Isso levou a uma melhoria na memória espacial dos pacientes.

Arthur Kramer, da Universidade de Illonois em Urbana-Champaign, examinou os cérebros de 60 adultos com idades entre 55 e 80 anos. Esses exames foram realizados antes e depois de um ano de exercícios físicos.

Os pesquisadores concluíram que os participantes que caminham por 40 minutos, pelo menos três vezes por semana, tiveram um aumento de em média 2,12% no volume do hipocampo esquerdo e de 1,97% no direito. Os que praticaram apenas exercícios de alongamento, tiveram uma diminuição de 1,40% no esquerdo e 1,43% no direito.

Exercícios para melhorar a memória

Veja algumas dicas para treinar a sua memória:

Xadrez

O jogo exige bastante da nossa memória. É uma ótima dica para estimular o seu cérebro.

Alimentação

Vitaminas são importantíssimas para o bom funcionamento da memória. A B12, encontrada em pães, cereais, legumes e frutas estimula o funcionamento do cérebro. A água também é indispensável, pois a desidratação do corpo pode levar à confusão mental.

Sono

Tenha sempre uma boa noite de sono, com regularidade. O sono ajuda a armazenar as informações obtidas durante o dia.

Escrita

Escrever é muito bom para estimular a nossa memória. O bloco de notas ou a agenda é um ótimo banco de dados.