Experiências de Física fáceis para Feira de Ciências

A física nos auxilia com diversas de suas teorias, e muitas dessas podem ser comprovadas com experiências fáceis, ideais para feira de ciências.

Atualizado em
Experiências de Física

Os grandes nomes da física como André Marie Ampère, Alessandro Volta, Isaac Newton, Albert Einstein, entre muitos outros nomes, ajudaram bastante a desenvolver muitas das coisas que temos hoje, além de mostrar um melhor entendimento da natureza de forma geral. Muitas das leis mostradas e provadas por eles podem ser também comprovadas por experiências simples e fáceis de fazer.

Muitos alunos em Feira de Ciências, utilizam-se desses experimentos para comprovar leis físicas anteriormente estudadas, confira abaixo algumas experiências de física fáceis para feira de ciências.

Experiência 1 – Primeira Lei de Newton (Inércia)

 

Experiência 2 – Curvas na Luz

Basta uma garrafa pet cheia de água e um laser, faça um furo na garrafa pet, de modo que fique saindo um filete de água. Aponte o laser do outro lado da garrafa para o local onde está saindo a água. A luz vai sofrer reflexões ao passar pelo filete de água, e então vai haver uma curva na luz do laser.

 

Experiência 3 – Centro de Massa

Apenas com o uso do equilíbrio, dois garfos podem ser segurados por um palito apoiado em um copo.

 

Experiência 4 – Cabo de Guerra Eletrostático

 

Experiência 5 – Atrito

O atrito entre as páginas do dois livros se torna tão grande que não consegue-se separá-los apenas puxando um para cada lado.

 

Experiência 6 – Pressão Atmosférica