Separamos cinco experiências químicas muito legais para serem feitas em sua Feira das Ciências. Confira quais são, como são feitas e porque acontecem.

Experiências de Química

Separamos cinco experiências químicas muito legais para serem feitas em sua Feira das Ciências. Confira quais são, como são feitas e porque acontecem.

Os grandes nomes da química, como Robert Boyle, Antoine Lavoisier e Carl Wilhelm Scheele, nos ajudaram a entender o que são compostos, produtos, moléculas, e muito mais, e dessa forma conseguir realizar processos e dissoluções de elementos para realização de atividades e tecnologias. Muitas teorias e explicações podem ser comprovadas e demonstradas através de experiências, algumas são fáceis e simples de fazer, boas para você fazer, por exemplo, em uma feira de ciências.

Dicas

  • A primeira das dicas que vamos passar é comum e simples. O ideal é que você como aluno sempre peça uma orientação a seu professor, para ter certeza que tudo está sendo feito e escolhido da forma correta.
  • Sem dúvida que é bom escolher uma experiência que seja impressionante, mas lembre-se de que será necessário levar material até o local da feira das ciências, geralmente realizada em espaços da escola, como salas ou estandes montados em quadras. Por isso não é indicado o uso de produtos químicos que possam trazer risco em seu transporte, ou até mesmo experiências que necessitem de grandes quantidades de um determinado componente.
  • Utilize uma roupa especial para a ocasião. Sabemos que geralmente as próprias instituições de ensino produzem um fardamento diferenciado para o dia do evento. Mas nada que não possibilite o uso de, por exemplo, um jaleco com o nome do da equipe, ou da experiência.
  • Faça pequenos panfletos com a explicação rápida sobre o que sua experiência e quais propriedades físicas e químicas explicam o que ocorreu.

Experiência 1 – Leite, Corante e Detergente

A experiência do leite, corantes e detergente é simples, mas bastante divertida, e mostra a interação química entre esses componentes, veja no vídeo abaixo:

Experiência 2 – Cortando garrafa com barbante

Uma experiência muito interessante, onde mostra o princípio físico da dilatação. Somente com um barbante e fogo é possível cortar um garrafa de forma precisa.

Experiência 3 – Super vulcão

Talvez uma das experiências mais utilizadas em feiras das ciências, mas nunca deixa de ser boa e interessante.

Experiência 4 – Fogo que Não Queima

Como é possível por fogo em um pedaço de papel e ela não queimar? Veja no vídeo abaixo.

Experiência 5 – Isopor e acetona

Uma forma de fazer o isopor sumir na acetona, ele derrete de forma total.