Experiências de Química para Feira de Ciências

Várias experiências de Química, saiba como fazer e entenda as reações que ocorrem, são ideias para serem feitas em uma Feira de Ciências.

Atualizado em

Experiências de Química

Muito do nosso conhecimento é aprendido na escola, é ela onde estudamos por vários anos. São diversas as disciplinas, e todas podem ser consideradas importantes.

A Química é considerada uma das disciplinas mais difíceis por muitos, porém é uma das ciências mais importantes. Nela estudamos a composição, propriedade, estrutura, transformação e reação dos elementos químicos.

Muitos experimentos podem comprovar diversas teorias, e alguns são bem simples de serem feitos. Uma época onde mostramos diversos desse experimentos é na Feira das Ciências, onde grupos de alunos mostram e explicam uma experiência. Abaixo podemos ver várias experiências.

Relógio de Iodo

O primeiro copo possui um composto de iodato de potássio e ácido sulfúrico, o segundo tem amido de milho e bisulfito de milho. Ambos os compostos são incolores, e continuam assim ao serem misturados, porém, depois de um tempo, mudam de cor quase que instantaneamente. Ficando com uma cor escura.

Vulcão de Dicromato de Amônio

Bolhas Explosivas

Misturando uma pequena quantidade de dióxido de manganês (encontrado em pilhas, serrando-as ao meio, é um material preto) e aguá oxigenada (cerca de 30 volumes), a solução libera O2, e ao se aproximar uma vara em brasas, o oxigênio funciona como combustível para aumentar o fogo.

Pedra que Pega Fogo na Água

Enchendo Balão com Efervescente

A reação química do efervescente na água, libera gás carbônico, que enche o balão.

Anéis de Fumaça

Com água, um copo de plástico rígido, um pedaço de plástico e um elástico de amarrar dinheiro. Podemos fazer anéis de fumaça.

Acendendo uma Lâmpada com Limões

Para a experiência são necessários 4 limões, 4 pregos galvanizados, 4 pedaços de fio ou "jacarés", 4 moedas de 5 centavos (de cobre), e um LED de 1.5 V.

O ácido do limão consegue arrancar os elétrons do prego e esses elétrons são atraídos pela moeda, criando uma corrente elétrica, suficiente para acender o LED.

Essas são apenas algumas das experiências de Química que você pode fazer na sua Feira das Ciências. São muito legais e fáceis de fazer.