O Ministro Aloizio Mercadante afirmou que a fábrica de iPads da cidade de Jundiai (SP) já está pronta para inauguração

Fábrica de iPads no Brasil já está pronta

O Ministro Aloizio Mercadante afirmou que a fábrica de iPads da cidade de Jundiai (SP) já está pronta para inauguração



iPads no Brasil

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante disse nesta terça-feira (13), que a fábrica da Apple no Brasil, mais especificadamente na cidade de Jundiaí, SP, está pronta para ser inaugurada. A empresa já produz iPads no local, e diz que eles estarão disponíveis no mercado até dezembro deste ano. A confirmação foi feita durante a audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

O ministro ainda fez a ressalva de que o governo federal anunciará nos próximos dias uma fábrica de vídeo games na região da Zona Franca de Manaus. No inícios muitos duvidaram, mas será a primeira vez que a empresa produzirá iPads fora do território chinês. Estamos dando um grande passo para a inclusão digital no país”, afirmou Mercadante.


Sem dizer qual é a empresa que abrirá a fabrica de games, Aloizio Mercadante informou mais detalhes sobre o novo empreendimento. “ A indústria de games tem faturamento maior e emprega cinco vezes mais que a de hardware, por exemplo. É uma fábrica de ponta que abrirá um mercado promissor para o Brasil”, resumiu.

O Brasil começou a apostar em tecnologia desde o projeto Plano Brasil Maior, que busca investimentos em áreas tecnológicas, com objetivo de deixar de ser apenas um mero exportador para se tornar produtor.



Mercado Interno

Segundo os números apresentados por Mercadante, o déficit comercial brasileiro na indústria de tecnologia da informação e comunicação foi de R$ 18,9 milhões em 2010. Para diminuir os índices, o ministério anunciou medidas para fortalecer a indústria nacional e a produção, ampliando os empréstimos do BNDES e da Finciadora de Estudos e Projetos (Finep), além de recursos para o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), especializada em produções de chips, na cidade de Porto Alegre, RS.