Entenda melhor sobre a hipertensão e como você pode ajudar a tratá-la através dos medicamentos oferecidos pela farmácia popular.

Farmácia Popular – Hipertensão

Entenda melhor sobre a hipertensão e como você pode ajudar a tratá-la através dos medicamentos oferecidos pela farmácia popular.



O problema da hipertensão é um mal que atinge milhares de brasileiros em todo o país. É uma grave doença pelo fato de seu nível de mortalidade ser considerado elevado.  Antigamente a hipertensão era mais comum aparecer com uma idade mais avançada, mas, hoje em dia, com o aumento do nível de stress da população e pelo modo de vida que as pessoas estão levando, essa doença está atingindo diferentes faixas etárias.

Graças a um incentivo do governo, medicamentos estão sendo encontrado no programa Farmácia Popular.


Sobre o Farmácia Popular

O Farmácia Popular foi criado em 2004, com unidades próprias/institucionais conhecidas como Farmácia Popular do Brasil, para oferecer à população mais uma forma de acesso a medicamentos, além dos cerca de 560 tipos oferecidos gratuitamente nas unidades públicas de saúde. Em 2006, a estratégia foi estendida à rede privada, recebendo a denominação “Aqui Tem Farmácia Popular”. Atualmente, essa modalidade do programa é desenvolvida em mais de 2,5 mil municípios.

Sobre a Hipertensão

No Brasil, a hipertensão arterial é diagnosticada em cerca de 33 milhões de brasileiros. Destes, 80% – ou aproximadamente 22,6 milhões de hipertensos – são atendidos na rede pública de saúde. Entre os 7,5 milhões de diabéticos diagnosticados no país, seis milhões (80% do total) recebem assistência no SUS.



O aumento da prevalência de hipertensão, diabetes e obesidade – também conhecidas como “epidemia do século” – é atribuído a padrões alimentares e de qualidade de vida, fortemente associados à má alimentação, falta de atividade física e ao estresse. O envelhecimento da população também contribui com o aumento da prevalência dessas doenças. Fatores genéticos devem ser considerados.

As farmácias que se adequarem antes do prazo estabelecido pelo governo, de implementação do processo de vendas de medicamentos para hipertensão grátis,  já poderão oferecer gratuitamente medicamentos contra hipertensão e diabetes aos usuários do programa.

Medicamentos para Hipertensão

Os medicamentos para hipertensão, listados abaixo, serão encontrados no Farmácia Popular.


  • Captopril 25 mg, comprimido
  • Maleato de enalapril 10 mg, comprimido
  • Cloridrato de propranolol 40 mg, comprimido
  • Atenolol 25 mg, comprimido
  • Hidroclorotiazida 25 mg, comprimido
  • Losartana Potássica 50 mg