O programa do governo Farmácia Popular no Brasil tem mudado a vida de diversos brasileiros, confira mais sobre o que o programa oferece e onde encontrar unidades credenciadas.

Farmácia Popular

O programa do governo Farmácia Popular no Brasil tem mudado a vida de diversos brasileiros, confira mais sobre o que o programa oferece e onde encontrar unidades credenciadas.



Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo federal brasileiro, que é desenvolvido em parceria com diversas prefeituras municipais de todo o país, que visa uma significativa melhora na qualidade de vida dos brasileiros que conseguem adquirir medicamentos, antes de difícil acesso.

Características do Farmácia Popular

Como a principal características do programa podemos destacar a parceria do governo com o fato de arcar com despesas relacionadas a estrutura física da farmácia e com a contratação de funcionários para o atendimento, além de farmacêuticos, e o Governo Federal subsidia o valor dos medicamentos.


Objetivo e Funcionalidade

O principal objetivo do Programa Farmácia Popular do Brasil, é o de fazer com que a população tenha cada vez mais acessos aos medicamentos com certa facilidade e preços mais atrativos e que caibam no bolso.

Onde Adquirir

  • Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
  • laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado.

Medicamentos Disponibilizados para Venda no Aqui tem Farmácia Popular:



http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rol_medicamentos51011.pdf

Medicamentos Gratuitos:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rol_medicamentos_sntp_cod25111.pdf


Fraldas Geriátricas Pelo Programa Aqui tem Farmácia Popular:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/rol_fraldas050112.pdf

Medicamentos pela Rede Própria do Farmácia Popular:

http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/elencoRP150611.pdf

Críticas ao Programa

Como quase todo o programa do governo, críticas bem fundadas assolam sua prática e funcionamento, pois as críticas defendem que segundo as normas e leis regulamentadoras, todo o cidadão tem direito a medicamentos de graça não sendo necessário assim a existência do programa, ou crítica é a questão da implantação de farmácias estatais, pois tal fato agrega a ineficiência do processo devido a contratação de pessoal não capacitado e de pouca fiscalização sobre os estabelecimentos.