Apesar de não ser um doença catalogada, a Febre da Cabana é caracterizada por distúrbios que podem ocorrer devido a um isolamento social por um longo tempo.

Febre da Cabana

Apesar de não ser um doença catalogada, a Febre da Cabana é caracterizada por distúrbios que podem ocorrer devido a um isolamento social por um longo tempo.

cabanaApesar de não ser uma doença documentada e identificada de forma clara, a Febre da Cabana tornou-se conhecida após citações em filmes e redes sociais. O termo é a tradução de Cabin Fever, e pode ocorrer em qualquer pessoa.

A Febre da Cabana é caracterizada como um estado de inquietude, apesar de não ser considerado uma doença de fato, pode acarretar outros problemas psicológicos, como a depressão. É provocada pela permenância, por um longo tempo, em algum espaço de forma isolado, confinado, onde existe um isolamento remoto. A falta de estimulos físicos e mentais, que ocorrem pela falta “do que fazer”, podem ocasionar vários prejuízos. A Febre da Cabana pode afetar de forma mais severa aquelas pessoas que já possuem algum desequilíbrio mental.

Não existem pesquisas ou evidências documentadas sobre a doença, mas o fato é que pode-se dizer que existe a certeza que ela existe.

Filme O Iluminado

o-iluminadoO filme O Iluminado, lançado em 1980, demonstra de uma forma bem clara e com tom de terror, o que a Febre da Cabana pode causar.

O filme conta a história de um homem (interpretado por Jack Nicholson) que é contratado para cuidar de um hotel na época de baixa temporada, ele então viaja com a mulher (interpretada por Shelley Duvall) e seu filho (interpretado por Danny Lloyd). O problema é que o hotel está localizado em uma local isolado, e com a forte neve da época, torna-se arriscado e quase impossível viajar até os centros urbanos mais próximos. Esse isolamento começa então a afetar o homem, que acaba causando problemas mentais, e sua personalidade muda, de forma que ele torna-se perigoso e agressivo, e paralelo a isso seu filho começa a ter visões de fatos que aconteceram no passado, e provocara também distúrbios devido ao isolamento excessivo.