Um projeto de lei apresentado no Senado pode alterar todos os feriados que caem no meio da semana para às sextas-feira

Feriados na sexta-feira

Um projeto de lei apresentado no Senado pode alterar todos os feriados que caem no meio da semana para às sextas-feira



Feriados em 2011

O ano de 2011 não foi feliz para os que adoram um feriado prolongado. Durante o ano, diversas comemorações estão caindo em dias como à quarta-feira, impedindo que os brasileiros emendem os dias e tiram mais tempo e folga. O que pode ser bom para as empresas, desagrada à maioria dos trabalhadores e estudantes que, muitas vezes, esperam os feriados para viajar, ver a família ou descansar do trabalho.

Uma discussão realizada na Comissão de Educação, Cultura e Esportes (CE) do Senado, colocou uma proposta em pauta que pode gerar polêmicas. O pedido é de que os feriados brasileiros sejam alterados para sexta-feira.


O projeto da Câmara (PLC 108/09) transfere automaticamente para a sexta os feriados nacionais que caírem em outros dias úteis. O relator desta proposta é o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA).

Essa proposta já foi apresentada na Câmara em 2003, pelo deputado Marcelo Castro (PMDB-PI). O deputado disse que a ocorrência de feriados no meio da semana traz prejuízos para a economia do Brasil. “O país literalmente pára nas semanas em que se celebra, por exemplo, o dia de carnaval, o da nossa Padroeira, o do Trabalhador, o de Finados, o da Proclamação da República, etc.” Além desta justificativa, Castro diz que as pessoas enforcam os outros dias da semana para que ocorra o “feriadão”. “Isso leva a um prejuízo econômico de grande monta”, completou



Segundo a proposta, alguns feriados como o ano novo, a  Independência do Brasil e o Natal continuaram não sofrerão alterações. Os que caírem aos sábados ou aos domingos, também não serão mudados. O relator na CE, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), faz uma ressalva para os feriados do Dia de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e Corpus Christi. Esses também permanecerão em suas datas originais, já que sempre caem numa quinta-feira.