O FIES é um programa criado pelo Ministério da Educação para financiar a graduação do ensino superior em instituições que não são gratuitas. Veja tudo sobre o FIES e fique sabendo também sobre as inscrições para o FIES 2012.

FIES 2012

O FIES é um programa criado pelo Ministério da Educação para financiar a graduação do ensino superior em instituições que não são gratuitas. Veja tudo sobre o FIES e fique sabendo também sobre as inscrições para o FIES 2012.



O FIES (Financiamento Estudantil) é um programa criado pelo Governo Federal com parceria do Ministério da Educação com finalidade de financiar a graduação de alunos de ensino superior que estudam em faculdades privadas. O programa FIES foi criado em 1999, e até hoje tem sido muito solicitado pelos estudantes que desejam se tornar profissionais capacitados com um curso superior no currículo.

FIES 2012 – Informações

O FIES 2012 tem a finalidade de financiar a graduação do aluno em uma instituição privada, porém o percentual de ajuda do FIES não é fixo, existe um percentual mínimo e máximo que o FIES cobre, pode ser de 50%, 75% e de 100% do valor da mensalidade cobrada do estudante. O estudante que solicitar o auxilio do FIES 2012 terá até um bom tempo para fazer o pagamento após o termino do curso. Os juros do FIES são de 3,4% ao ano, independente do curso e do valor dele.


FIES 2012 – Inscrição

Para fazer a inscrição do programa FIES 2012, você deve esta de acordo com todos os requisitos mínimos já citados. O aluno interessado pode solicitar a inclusão do FIES 2012 em qualquer período do ano, de acordo com a sua necessidade. A inscrição é feita no site do FIES, o aluno deve estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior que participe do programa FIES. Siga o passo a passo para fazer sua inscrição no FIES 2012.

Como se inscrever

Para fazer a inscrição o candidato deverá preencher o formulário do link abaixo
http://sisfiesaluno.mec.gov.br/seguranca/solicitar-acesso



Após preencher tudo, vale a pena checar outra vez para ver se não teve nenhum erro. Feito isso, basta se dirigir até a instituição bancária e fazer a contratação do programa FIES 2012. O prazo para comparecer é de 10 dias após ter feito a confirmação de cadastro.

Renovação Semestral – FIES 2012

De acordo com o FIES 2012, a renovação semestral dos contratos devem ser efetuadas no site do Sistema Informatizado do FIES, SisFIES, através da solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento de sua instituição, CAPSA. O estudante precisa comparecer a CAPSA para validar o pedido de adiantamento feito pela própria Comissão, assinar a renovação e pegar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula, DRM. Caso a modalidade de adiantamento seja a não simplificada, o estudante deve se dirigir diretamente ao banco para solicitar o adiantamento.

Os documentos necessários para fazer a renovação do contrato do FIES 2012 são:


  • CPF
  • Documento com foto
  • Comprovante de Residência (Fiador)
  • DRM (Documento de regularidade de matrícula)
  • Certidão de casamento
  • Documento de identificação do cônjuge

Caso de Sucesso com Financiamento Estudantil

financiamento estudantil  não é uma prática que ocorre somente no Brasil, existem programas similares dos governos de outros países, e um caso de sucesso  foi o do nascido Brasileiro Dr. Rey, que em relato próprio no programa do Jô, disse ter participado desse programa nos Estados Unidos para ingressar em Harvard, faculdade de grande prestígio mundial. Segundo o Dr. Rey, ele terminou a  faculdade com uma dívida de 200 mil dólares com o governo Americano, entretanto disse que pouco tempo depois, devido ao seu sucesso, pagou sua dívida e consegue essa quantia, nos dias de hoje, em poucos dias, ou em até um dia.