O filtro de sonhos teve sua origem nas tribos americanas, e serve para filtrar os sonhos ruins e as vibrações negativas, deixando apenas o que é bom passar.

Filtro dos Sonhos

O filtro de sonhos teve sua origem nas tribos americanas, e serve para filtrar os sonhos ruins e as vibrações negativas, deixando apenas o que é bom passar.



filtro-de-sonhos-12Muitos já conhecem o objeto de origem indígena chamado filtro de sonhos, (em inglês, dream catcher), que foi criado a muitos anos atrás por tribos americanas. Apesar de ser um item muito vendido em lojas esotéricas, nem todo mundo sabe qual o significado do filtro de sonhos, ou muito menos como ele surgiu. Vamos então mostrar abaixo a resposta dessas perguntas.

Qual o seu Significado?

Os indígenas tem a crença de que o filtro dos sonhos possui a capacidade, como o nome já sugeri, de filtras os sonhos, ou seja, deixa passar apenas os sonhos e as vibrações boas, aqueles que trazem paz e ajudam de alguma forma em nossa vida. Já os sonhos ruins e as vibrações negativas ficam presas na teia desse talismã.


Como Surgiu?

As tribos indígenas norte-americanas acreditavam que a tarefa de cada indivíduo era conseguir decifrar a mensagem existente em cada sonho. Porém, durante a noite não existem só os nossos bons sonhos flutuantes pelo ar, foi então que o filtro de sonhos foi criado e utilizado como ferramenta essencial para conseguir filtrar apenas os sonhos e sentimentos bons.

O formato do filtro de sonhos foi inspirado em uma teia de aranha, entenda melhor com a história abaixo:



Uma aranha fazia sua teia próximo à cama da avó (Nokomi). Todo dia ela observava a aranha trabalhando em sua teia. Alguns dias depois, seu neto entrou e, ao ver a aranha na teia, pegou uma pedra para matá-la. Mas a avó não deixou. O garoto achou estranho, mas respeitou seu desejo. A senhora voltou-se para observar mais uma vez o trabalho do animal e, então, a aranha falou: “Obrigada por salvar minha vida. Vou dar-lhe um presente por isso. Na próxima Lua nova vou fazer uma teia na sua janela. Quero que você observe com atenção e aprenda como tecer os fios. Porque esta teia vai servir para capturar todos os maus sonhos e as energias ruins. O pequeno furo no centro vai deixar passar os bons sonhos e fazê-los chegarem até você.”

Quando a Lua chegou, a avó viu a aranha tecer sua teia mágica e, agradecida, não cabia em si de felicidade pelo maravilhoso presente: “Aprenda”, disse a aranha. Finalmente, exausta, a avó dormiu. Quando os primeiros raios de sol surgiram no céu, ela acordou e viu a teia brilhando como jóia graças às gotas de orvalho capturadas nos fios. A brisa trouxe penas de pomba que também ficaram presas na teia, dançando alegremente e, por último, um corvo pousou na teia e deixou uma longa pena pendurada. Por entre as malhas da teia, o Pai Sol sorria alegremente. E a avó, feliz, ensinou todos da tribo a fazerem os filtros de sonhos.

Como Fazer

Os filtros de sonhos podem ser feitos de forma artesanal, são necessários alguns poucos objetos para confeccionar um. Os vídeos abaixo ensinam de variadas formas a fazer um filtro de sonhos, confira.

[youtube]pwSi8rwbZWk[/youtube]

[youtube]2s-hpBGdaWo[/youtube]


Fotos

Abaixo uma galeria com várias fotos de filtros de sonhos, para que você possa ter inspiração ao escolher um, seja para comprar ou fazer. Vale lembrar que além de ser uma peça de decoração diferente e bonita, o filtros de sonhos ainda tem a função de filtrar e deixar longe de você e sua casa, os sonhos ruins e as energias negativas.