As fontes de energia renováveis são essenciais para nosso futuro, já que são limpas e poluem bem menos. Algumas dessas formas de geração já começam a ser utilizadas em larga escala.

Fontes Renováveis de Energia

As fontes de energia renováveis são essenciais para nosso futuro, já que são limpas e poluem bem menos. Algumas dessas formas de geração já começam a ser utilizadas em larga escala.



energias-renovaveisA energia elétrica foi uma das maiores descobertas de todos os tempos, após o início do controle dessa forma de energia, tudo melhorou, dos processos produtivos na indústria, até a qualidade de vida em residências. É com a energia que conseguimos realizar diversas atividades diárias, como carregar telefones celulares, notebooks, acender luzes a noite, assistir televisão, e até mesmo acessar a internet, já que modens precisam de energia para funcionar. Todo mundo sabe que ao ligar qualquer aparelho na tomada ela vai fornecer energia, porém, o que muitos não sabem é como essa energia chega até nossas casas, ou até mesmo como é produzida.

O processo de geração de energia elétrica pode ser feito de diversas formas, tudo depende da capacidade energética de cada localidade, existem países onde a melhor opção é a energia nuclear, devido ao pouco espaço geográfico e a falta de alternativas. Já outros, assim como o Brasil, possuem grandes rios, que podem ser represados, gerando então através de hidroelétricas.


Energia Renovável

São várias as formas de geração, além da foram de produção, suas diferenças estão também no custo, na capacidade, na rapidez e se são renováveis ou não renováveis. Esse último quesito é talvez um dos mais importantes, já que temos que continuar a produzir mais e mais energia por longos e infinitos anos.

[youtube]8jR-0-sEyUY[/youtube]



Renovável – “Algo que se renova ao invés de se transformar. Algo imortal, que não acaba.”

Essa é a definição da palavra renovável, presente nos dicionários. Reflete claramente a ideia das fontes de energia renovável, o objetivo é conseguir gerar através de fontes que nunca acabem. Mas quais são essas fontes:

Solar

A energia solar utiliza-se de placas fotovoltaicas para a geração de energia elétrica, esse tipo de energia é ideal para ser utilizada em residências. Pode ser utilizado também de forma para que realize o aquecimento da água.


O uso dessa forma de energia ainda não é comum devido a seu alto custo, comparado ao seu retorno e a sua durabilidade.

Eólica

Essa seja talvez uma das fontes mais promissoras da atualidade, a energia eólica utiliza-se do vento para a produção de energia elétrica. Grandes aerogeradores aproveitam a força do vento para gerar, além de ser uma fonte renovável, seu impacto ambiental é baixo, e possui também uma durabilidade boa.

Os problemas desse tipo de energia é que não podem ser utilizado em qualquer lugar, pois é necessário um estudo dos ventos para saber sua viabilidade.

Hidráulica

Essa é a fonte de energia mais utilizada aqui no país, sua principal vantagem é a grande capacidade de geração. Porém, é necessário que a localidade possua uma geografia favorável.

Seu ponto negativo é o grande impacto ambiental causado por causa do represamento de água e seu alto custo.

Maremotriz

Energia gerada através dos movimentos da água do mar, esse tipo de geração ainda é pouco explorada. Seu maior problema é que para um melhor aproveitamento é necessário uma diferença de 5 metros entre a maré alta e a maré baixa, e isso não é encontrado em todo lugar.

Biomassa

Esse tipo de geração é muito interessante, utiliza derivados de organismos vivos, como por exemplo restos de alimentos e excrementos de animais, após ser misturado com água no alimentador do bio gerador, ele produz gás metano, que pode ser utilizado em um aquecedor ou gerador. As sobras ainda servem como fertilizantes.

O ponto negativo desse processo é ser inviável em larga escala.

Biocombustível

Essa fonte de energia é mais voltada para um combustível, sua origem é não fóssil, é produzido a partir de plantas. Isso torna-o um combustível limpo e renovável, já que as plantas podem ser novamente plantadas. Alguns exemplos de matéria prima são a soja, milho, cana-de-açúcar, canola, mandioca, entre outras.