Saiba como formatar Notebook passo a passo. Este tutorial abaixo vai ensinar como formatar o seu notebook com segurança, dispensando serviços de terceiros, poupando um bom dinheiro com isso.

Formatar Notebook

Saiba como formatar Notebook passo a passo. Este tutorial abaixo vai ensinar como formatar o seu notebook com segurança, dispensando serviços de terceiros, poupando um bom dinheiro com isso.

Ao utilizar  o notebook algum  tempo, ele começa apresentar algumas falhas, devido  as precauções em relação à manutenção do sistema operacional, além dos cuidados necessários com vírus e programas semelhantes, podem acontecer erros no sistema operacional.

Em muitos casos, a única saída é formatar o notebook. No entanto, muitos usuários acham que realizar essa tarefa é um verdadeiro bicho de sete cabeças, envolvendo um processo complexo e difícil de ser efetuado, chegando ao ponto de pagar técnicos de informática.

Este tutorial abaixo vai ensinar como formatar o seu notebook com segurança, dispensando serviços de terceiros, poupando um bom dinheiro com isso.

Conceito:

Ao formatar o notebook, você estará na realidade apagando todos os arquivos contidos no seu disco rígido, deixando-o zerado.

Começando:

Antes de mais nada, é necessário realizar os procedimentos para salvar arquivos, instaladores e demais executáveis de sua preferência, como músicas, aplicativos, vídeos. O processo mais fácil, é gravá-los em DVDs, pendrives.

No entanto, para evitar que esse processo se repita sempre que você quiser formatar o computador, é bom você dividir o seu disco rígido em duas ou mais partes. Assim você pode manter seus arquivos de mídia, documentos, programas essências como na partição secundária, deixando apenas o sistema operacional e seus programas instalados na principal.

Drivers:

Drivers são pequenos aplicativos que fazem a ligação entre as partes física e virtual do seu computador. Ao instalar um driver de som, por exemplo, sua placa de som reconhece os dados executados no Windows, fazendo com que as caixinhas emitam o áudio corretamente.

Na maioria dos casos, ao comprar um computador, você recebera um CD com os drivers referentes à sua placa-mãe.

Formatando Notebook Passo a Passo:

1 – Insira o CD-ROM do Windows XP e reinicie seu computado

2 – Antes de começar a carregar o Windows, ele pedirá que você pressione qualquer tecla para iniciar via Cd-Rom.

Caso a mensagem para dar boot pelo CD não apareça, reinicie o computador, aperte DEL ou F8 e ative essa opção (veja como alterar o boot para CD no manual da placa-mãe ou em um de nossos anexos).

3 – Neste momento, não aperte nenhuma tecla. Aguarde enquanto o sistema carregar os arquivos necessários (o que leva algum tempo, dependendo da velocidade do seu micro). Na verdade, formatar e instalar o sistema operacional exige mais tempo e paciência do que habilidades própriamente ditas, como você nos próximos passos.

4 – Pressione “ENTER” para iniciar a formatação de seu HD. Existe uma ferramente extra nesta tela ( assunto para outros cursos ) que se chama console de recuperação. Ele é extremamente útil para concertar diversos problemas que possam vir a ocorrer no micro ( vide anexos para mais informações sobre ).

5 – Aqui encontramos o contrato que a Microsoft apresenta a seus novos clientes. Aconselhamos a sua leitura, se possível, antes de prosseguir, Muitos usuários se assustam com os pequenos detalhes incuídos aqui.

6 – Se você possuía algum Sistema Operacional instalado, ele irá reconhecer o diretório de instalação e pedir para que você pressione “ESC” para continuar. Após isso, pressione a tecla “D” para apagar a partição existente ( para mais informação sobre esse assunto, consulte os anexos). Pressione “ENTER” para confirmar a exclusão da partição. Agora pressione a tecla “L” para confirmar de vez a exclusão.Observe que o sistema confirmará 2 vezes para que sua partição seja apagada. Isso inclui perda total de dados, daí o motivo de tanta insistência nossa para que você faça os backups ( cópias de segurança ). Volte a essa mesma tela e pressione “C” para criar uma nova partição.

7 – Ele irá lhe mostrar a capacidade máxima de seu HD e irá pedir para que você entre com o tamanho desejado para sua partição. Destine a quantidade de dados que acha necessário para sua partição. Se optar por apenas uma, destine tudo para essa partição. Existe aqui uma opção de criar mais de uma partição. Você pode, por exemplo, usar uma partição para instalar o sistema, e outra, para guardar dados. Para isso basta informar o tamanho desejado para a primeira partição, concluir, e depois pressionar “C” novamente para criar a segunda partição, com o espaço que sobrou. Essa é uma excelente técnica para quando precisar formatar e instalar o windows em seu PC novamente. Com duas partições (o windows em uma e seus dados em outra), você pode formatar seu HD sempre que precisar e sem perder seus dados, ja que a partição onde eles estão assegurados não será deletada. Tente balancear a quantidade de espaço que irá destinar para seus dados. Ela deve ser maior que a quantidade destinada para o windows. Num HD de 40 GB , por exemplo, tente deixar 10 para o windows e 30 para seus dados. Em um de 80GB, reserve 20 para o windows e 60 para seus dados. Os 20 GBs serão necessários pois lá que ficarão armazenados os programas instalados no sistema.

8 -A partição foi criada com sucesso. Mas ela apenas estará apta para uso após a formatação. Escolha a partição que deseja formatar (e consequentemente instalar o windows) e pressione “ENTER”.

9- Aqui começa o processo de formatação. Ele perguntará se você deseja fazer formatação rápida ou completa. Selecione a completa toda vez que estiver formatando uma partição para instalação de um Sistema Operacional (aquela que “NÃO” possuí “” na frente). E perguntará também qual sistema de arquivos deseja (FAT32 ou NTFS). Novamente basta uma lida rápida nos anexos para entender qual escolher, no seu caso.

10 – Nessa tela ele pergunta, por questão de segurança, se quer realmente continuar. Pressione “ENTER” para prosseguir com a formatação.

11 – Aqui começa a formatação. Pode sair para tomar um cafezinho, releia este manual , leia os próximos passos, enfim, relaxe um pouco, pois geralmente é um processo bem demorado.

12 – Aguarde mais um bocado enquanto o sistema copia os arquivos necessários para iniciar a instalação do windows. Podem ocorrer nesta tela pequenos erros de cópias de arquivos se o CD de seu Windows XP foi gravado a uma velocidade muito alta (sistemas operacionais devem ser gravados a baixas velocidades, 4x, 8x se possível!) ou se ele estiver sujo ou riscado. Se acontecer algum problema como esses, substitua o CD.

13 – Se você conseguiu chegar até aqui, com certeza os outros passos serão moleza. Na primeira vez tudo é desconhecido e assustador, mas depois de duas ou tres formatações, você começa a pegar o rítimo da coisa. Agora o sistema será reiniciado.

14 – O sistema será reiniciado e pedirá para que você pressione uma tecla para iniciar do Cd-Rom. Não pressione nada, pois dessa vez iremos iniciar do HD.

15 – Bem, você terá que esperar mais um pouco agora enquanto o sistema é instalado. Lembrando que o tempo estimado pode variar de micro para micro. Outro erro que pode acontecer aqui (esse ocorre raríssimas vezes mesmo!) é o seu HD não estar jumpeado como master na placa mãe (assunto para outro curso também, informações podem ser encontradas nos anexos) e então uma tela azul de erro cinistra irá aparecer. Nesse caso você terá que jumpear seu HD para master.

16 – Nas etapas seguintes ele irá lhe fornecer algumas opções de configurações básicas, como data, hora, tipo do teclado. Para isso clique em “DETALHES”. Se não estiver interessado, pode clicar diretamente em avançar.

17 – Teclados “ABNT2” são os que possuem a tecla “Ç”, os que não possuem são classificados como “BRASIL PADRÃO”. Escolha o seu. Após configurado clique em avançar.

18 -Na próxima tela entraremos com ao menos o nome do usuário. A organização pode ser descartada.

19 -Agora você deverá entrar com o serial de seu Sistema Operacional. Pode ser encontrado na caixinha do cd, no manual que acompanha o micro ou colado em forma de selo em alguma parte do gabinete(geralmente nas laterais).

20 – Coloque um nome para seu computador e entre com uma senha para o sistema. Aconselha-mos você entrar com uma senha e anotá-la próxima ao computador, para que todos de sua casa a utilizem quando precisar. Essa senha pode evitar que engraçadinhos que se dizem “HACKERS” , mas que não passam de “CRACKERS” acessem remotamente seu sistema e outras coisas mais. Para aumentar a segurança do sistema, você pode, ainda, criar uma conta de administrador e várias contas de visitantes. Assim a conta administradora ficará restrita a você e ninguém poderá fazer “coisas ruins” com seu micro.

21 – Configure data, hora e fuso horário de seu sistema para prosseguir. Se configurar a data e a hora corretamente e ao iniciar o Windows perceber que elas estão incorretas (geralmente com anos de atraso!) você pode estar com um problema na pilha do computador (sim, ele tem pilha, bateria mais especificamente, idêntica ao de um relógio de pulso). Se for o caso abra o PC, identifique essa bateria e troque-a. Procure um de nossos cursos para aprender com precisão isso e muito mais !

22 – Essa opção você deverá configurar dentro do Windows. Se estiver em uma rede, pode configurá-la agora e se possuir um gateway na rede (computador conecta-do a internet que prove internet para os outros micros da rede), já poderá sair utilizando a internet logo na instalação, para registrar o sistema junto a Microsoft. Caso contrário deixe em “CONFIGURAÇÕES TÌPICAS” e clique em “AVANÇAR”.

23 -Mais uma vez se não quer configurar sua rede, deixe do jeito que estão as opções e apenas clique em avançar. Se você possui dois ou mais computadores e deseja aprender a configurar uma rede entre eles, não deixe de procurar nossos cursos. Teremos prazer em ajudá-lo a resolver mais esse problema !

24 – Agora resta aguardar até que a instalação seja concluída. Após ele terminar, irá tentar configurar sua placa de video automaticamente. Apenas clique em “OK” para continuar.

25 – Esta é a tela de apresentação do Windows. Resta seguir alguns poucos passos para finalizar a instalação.

 

Vídeo Aula Formatando Notebook: