O gesso acartonado, ou Drywall, possui várias vantagens comparado ao gesso comum, algumas delas são a durabilidade, resistência e facilidade de instalação.

Gesso Acartonado – Drywall

O gesso acartonado, ou Drywall, possui várias vantagens comparado ao gesso comum, algumas delas são a durabilidade, resistência e facilidade de instalação.



gessoO gesso é muito utilizado em obras residencias e comerciais em todo o país, esse material de cor branca é excelente para fazer detalhes no teto com as sancas de gesso, paredes finas em gesso ou para utilizar com forro no teto. Essas utilidades vem tornam-se cada vez mais comuns. Apesar do gesso comum ser o mais utilizado, existe ou tipo chamado de gesso acartonado, ou Drywall, que vem sendo cada vez mais utilizado. Porém, logo vem a dúvida, Qual a diferença do Gesso comum e do Gesso Acartonado (Drywall)?

Gesso Comum

O gesso comum é bastante conhecido, e também trabalhoso para colocar, precisa ser plumado e ter um alinhamento bem feito. Existe também o problema da possibilidade de mofo, além de não aguentar tanto peso. Um de seus pontos positivos é o preço, que é cerca de 50% menos do que o Drywall.


Drywall

O Drywall é uma placa de gesso feita com chapas parafusadas em uma ou duas estruturas metálicas, e revestida com papel acartonado. Os pontos positivos são vários, esse tipo de gesso pode ser feito de acordo com a necessidade e exigências de cada ambiente, não tem possibilidade de amarelamento ou problemas com rachaduras, comuns no gesso comum. Além disso pode ser colocado em qualquer área independente de dimensões.

A espessura do Drywall é fina, o que proporciona pouco uso de área útil, sua construção é seca e pode ser facilmente montado ou desmontado. Instalações hidráulicas e elétricas são instalados de forma mais fácil e inteligente. Outros diferenciais são seu isolamento térmico e acústico, o Drywall já é bastante utilizado em cinemas, casas de shows e estúdios musicais, a proteção sonora é equivalente a de paredes convencionais, dependendo das especificações pode até ser superior. As chapas Drywall funcional como um estabilizador térmico, em épocas quentes ele mostra-se mais fresco, e em épocas frias ele deixa o ambiente mais aquecido.



Drywall

Drywall

Como podemos perceber, o Drywall possui bem mais vantagens técnicas e em seu uso do que o gesso comum, por isso os profissionais estão utilizando cada vez o Drywall, o que ajuda a em algum tempo baratear o material.

Dicas

O Drywall possui um limite de 10 kg para fixação de móveis e/ou objetos, devem sempre ser utilizados buchas especificas para gesso. Porém, existe possibilidade de colocar um peso de até 40 kg de forma seguro, torna-se então necessário utilizar suportes específicos, e no caso de ultrapassar os 40 kg, é necessário realizar um reforço na estrutura interna da parede. O mais indicado, em qualquer um dos casos, é utilizar o auxílio de profissionais especializados na área.

Abaixo estão alguns exemplos de estruturas com Drywall:


estrutura-com-drywall-1

Estrutura com Drywall

estrutura-com-drywall-2

Estrutura com Drywall

estrutura-com-drywall-3

Estrutura com Drywall