Conheça de forma simples e completa, o que é a glutamina, quais os seus benefícios para os praticantes de atividades físicas e como se deve tomar.

Glutamina

Conheça de forma simples e completa, o que é a glutamina, quais os seus benefícios para os praticantes de atividades físicas e como se deve tomar.



Antes de qualquer informação a respeito de como tomar e dos benefícios da Glutamina, precisamos entender do que ela se trata, é simples de compreender, a Glutamina é o aminoácido que se encontra no nosso tecido muscular de forma mais abundante, tal aminoácido é quebrado nos nossos músculos quando realizamos algum esforço que gere estresse muscular, como em exercícios que exijam força muscular e/ou exercícios internos. Devido a esse fato, que a Glutamina, em seu termo mais técnico L-Glutamina, é considerada um suplemento proteico essencial para os praticantes de atividades físicas, pois o esgotamento de tal aminoácido em nosso corpo pode acarretar em perda muscular e na diminuição da função imunológico, ficando nosso corpo mais susceptível a contrair doenças.

Benefícios

Os praticantes de atividades físicas de diversos fóruns de suplementação esportivas, relatam e apontam de forma geral, 3 benefícios principais no consumo da glutamina:


  • Há uma significativa redução da quebra de tecido muscular e estímulo do crescimento dos músculos;
  • Estímulo ao aumento de volume da célula, o que acarreta no favorecimento do crescimento muscular;
  • Auxílio na entrada dos aminoácidos nas células musculares, sendo uma melhora na recuperação após os exercícios uma consequência direta.

Existem ainda pesquisas que indicam que durante exercícios intensos os níveis de glutamina no corpo são reduzidos drasticamente, podendo chegar a uma porcentagem de 50%. A glutamina então, ajuda que os atletas a reduzam a deterioração dos músculos que ocorre quando outros tecidos que necessitam de glutamina não a encontram disponível, tendo assim que captar os estoques deste aminoácido das células musculares, provocando o que ocorre de diminuição de massa muscular.

E por fim, a glutamina ainda pode aumentar os níveis do hormônio de crescimento no corpo, o que acarreta em maior crescimento dos músculos.



Como Tomar

A pergunta que não deixa de passar pela cabeça dos praticantes de atividades físicas que desejam inserir a glutamina em sua alimentação é, Como Tomar  a Glutamina? É simples, a glutamina deve ser consumida de forma regular ao longo do dia, contudo, entretanto, baseando-se em relatos de atletas e profissionais da área, os momentos de ingestão mais importantes são depois da atividade física e antes de dormir. Acredita-se, também, que seja melhor consumir glutamina sem a adição de outro aminoácido, pois há indícios de que há uma competição pela sua utilização no organismo. Para uma absorção mais rápida da Glutamina do nosso corpo após atividade física, o ideal é ingerir juntamente com um carboidrato de rápida absorção, como mel, frutas, ou dextrose ou maltodextrina.