Guerra de Canudos - Resumo, causas e consequências

Todos do Brasil já ouviram ou deveriam ouvir sobre a Guerra de Canudos, uma guerra de grandes repercussões na história do país.Entenda mais sobre suas causas e consequências.

Atualizado em
Guerra de Canudos

Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos, conflito amplamente conhecido e abordado na história do Brasil, entre os  e integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro e Exército Brasileiro, que teve a duração de aproximadamente um ano ( 1896 a 1897), na então comunidade dos participantes do movimento, Canudos, no interior do estado da Bahia, na região nordeste do Brasil.

Resumo

A região, historicamente caracterizada por latifúndios com pouca produtividade, secas em períodos cíclicos e desemprego crônico, enfrentava uma grande crise de ordem econômica e social. Vários, na proporção de milhares, de sertanejos e ex-escravos partiram para Canudos, cidadela liderada pelo peregrino Antônio Conselheiro, agregados em prol de uma salvação de origem religiosa que poupariam habitantes do sertão, dos flagelos do clima e da exclusão econômica e social que sofriam.

O grandes latifundiários da época, homens de poder, exigiram por uma resposta do governo a fim de acabar com a aglomeração de Canudos, liderada por Antônio Conselheiro. Segundo relatos, Canudos tinha a intenção de atacar o Governo a fim de reinstaurar a monarquia.

Mesmo não havendo prova dos rumores que ocorriam na época a cerca das intenções dos habitantes de Canudos, uma forte represália do governo se iniciou a fim de acabar com as terras de Canudos, foi quando o exército brasileiro se encarregou de atear fogo nos arraiais e entraram em conflito armado que culminou na morte e dizimação da população de Canudos.

Causas da Guerra

  • Os latifundiários juntamente com o Governo da Bahia não aceitavam o fato dos habitantes de Canudos não pagarem impostos.
  • Afirmavam que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.
  • Por outro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil.
  • Antônio Conselheiro era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período.

Consequências

  • A Guerra de Canudos contou com a participação de aproximadamente 12 mil soldados de diferentes estados do Brasil, divididos em quatro expedições.
  • Na quarta incursão, no ano de 1897, houve incendia de arraiais e mortes de diversas pessoas.
  • Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.

Cinema

A Guerra gerou inspiração para cineastas fazerem diversos filmes, como os citados abaixo:

  • Guerra de Canudos, no ano de 1997.
  • Sobreviventes – Os Filhos da Guerra de Canudos. Entre 2004/2005.
  • Canudos. Documentário de Ipojuca Pontes,  1978.
  • Os Sete Sacramentos de Canudos (Die Sieben Sakramente von Canudos). Ano de 1996.