EUA anuncia a volta de tropas americanas até o final do ano

Fim da Guerra no Iraque

EUA anuncia a volta de tropas americanas até o final do ano



Guerra no Iraque

O Governo dos EUA anunciou oficialmente a retirada das tropas norte americano do Iraque, decretando assim, o fim da guerra no país. Os soldados americanos devem deixar o campo de batalha até o final deste ano, segundo o presidente Barack Obama.

Segundo o jornal “The Washigton Post”, a decisão partiu depois do fracasso de chegar a um acordo com as autoridades iraquianas. O objetivo era deixar milhares de soldados no país para operações especiais de treinamento.


“Como prometido, o restante de nossas tropas no Iraque voltará para casa até o final do ano. Após quase nove anos, a guerra da América no Iraque estará acabada”, disse Obama, em um discurso na Casa Branca.

Segundo a CNN, emissora do país, apenas 150 soldados devem permanecer no Iraque, com fins de proteção ao complexo da embaixada americana Bagdá, funcionários norte americanos e diplomatas.



Inicialmente, os americanos queriam que 40mil soldados permanecessem no Iraque, trabalhando no treinamento de forças especiais nacionais e ajudando a segurança local.