Programa Habilitação Social - Inscrições - DETRAN-PB

Tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ficou mais fácil para pessoas que não tem condições de arcar com os preços de uma auto-escola. Acesse a matéria e veja quais os critérios necessários para se cadastrar e tirar a Carteira Nacional de Habilitação de graça.

Atualizado em
Habilitação Social

Começou nesta segunda-feira (21) as inscrições para o Programa Habilitação Social, que foi lançado pelo Governo do Estado, que visa as famílias de baixa renda que não tem condições de pagar uma auto-escola. Desde o dia do lançamento do programa, foi registrado um número impressionante de pessoas que se cadastraram para conseguir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e ter uma chance maior de emprego.

Como já dissemos o programa foi implementado pelo Governo do Estado tendo em mente ajudar as pessoas mais necessitadas, para isso é necessário comprovar a baixa renda e outras situações sociais. Para conseguir tirar a Carteira Nacional de Habilitação em João Pessoa está custando na média de R$ 700. A Habilitação Social permite tanto a emissão da primeira Carteira Nacional de Habilitação para carro como para moto, podendo ainda adicionar ou mudar a categoria, para atender também as pessoas que já estão habilitadas e que gostariam de se profissionalizar em outra categoria.

Habilitação Social

Porém para poder se inscrever no Programa Habilitação Social e poder tirar sua CNH de forma gratuita é necessário preencher alguns requisitos, são eles:

  • Ter renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo;
  • Comprovar que nunca teve experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que esteja desempregado a mais de um ano;
  • Alunos matriculados na rede pública de ensino, nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado;
  • Pessoas liberadas do sistema penitenciário, bem como aquelas que tenham cumprido medida educativa de internação, nos termos do estatuto da criança e do adolescente;
  • Beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), incluindo os pequenos agricultores, assim como outros beneficiados de outros programas sociais.

Além desses critérios os interessados em se inscrever no Programa Habilitação Social terá que ter CPF, saber ler e escrever, comprovar domicílio no Estado da Paraíba e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH.

Os candidatos serão encaminhados para aulas teóricas e práticas nos centros de formação de condutores. Vale mencionar que nesta primeira etapa do programa serão destinadas 2 mil vagas, sendo elas 80% para primeira Habilitação e 20% para adição ou mudança de categoria.

Programa Habilitação Social – Inscrições

Para se inscrever no programa de Habilitação Social é bem simples, basta acessar o site Habilitação Social clicando AQUI e apertar no botão grande que tem no centro do site com o nome “Faça sua inscrição” Como mostra a imagem a seguir.

Habilitação Social

Logo em seguida você será redirecionado a outra página na qual você terá que preencher um formulário com os seus dados pessoais, tais como: nome, endereço, nome de pai, nome de mãe, CPF, entre outros. Ao terminar basta clicar em “Cadastrar”.