A higienização do bebê é importante para prevenir doenças e possíveis infecções, além de depois de feita, deixá-lo limpo e cheiroso.

Higiene do Bebê

A higienização do bebê é importante para prevenir doenças e possíveis infecções, além de depois de feita, deixá-lo limpo e cheiroso.



Quando temos um bebê, os cuidados são muitos, para que possamos tratar com carinho e fazer a higiene necessária, mantendo sempre uma melhor saúde do bebê. Além de evitar doenças, a hora do banho é também uma troca de carinhos, e deve ser feita sempre com paciência.

Algumas precauções devem ser tomadas antes dessa higienização, como, por exemplo, sempre lavar as mãos com água e sabão antes de pegar no bebê, e sempre deixar toda o material que será usada próximo a banheira.


O banho diário

O banho pode ser dado de preferência no horário mais quente do dia, dessa forma a criança vai se refrescar, a temperatura da água deve ser de mais ou menos 36 ºC. Comece fazendo a higienização pela cabeça, e continue pelo pescoço, tórax, axilas, costas, e vá descendo, na parte genital, tenha cuidado e faça uma limpeza perfeita.

Cuidado para não entrar água nos ouvidos quando for limpá-los, e lave bem as dobras. Depois de terminar o banho, vista o bebê e limpe com cotonetes os ouvidos e o nariz, cuidado para não introduzir muito os cotonetes, basta apenas limpar a área superficial.



Mudança de Fralda

A cada troca de fralda, deve-se fazer uma higiene dos genitais. Porém, a higiene quando feito cocó deve ser a lavagem, e a de quando for feito apenas xixi, basta usar um algodão molhado em óleo de limpeza para bebê, ou então use toalhas umedecidas, apropriadas para esse uso, pois não contém álcool e são anti-alérgicas.

Higiene nos Olhos

Caso o bebê fique com secreção no canto dos olhos, o ideal é limpar com gazes molhadas em soro fisiológico.

Higiene Bucal

[youtube]77jzuEhjLNo[/youtube]


Cuidando da Pele

Existem óleos que podem ajudar na limpeza do bebê nas primeiras semanas. Depois é possível usar cremes, sabonetes, loções ou óleos para hidratar, todos específicos para o uso em bebês. Sempre deixe as unhas limpas e arredondadas.

[youtube]VasmT-UElog[/youtube]

Consulte sempre o pediatra com seu bebê, ele vai lhe tirar dúvidas e ajudar a como proceder em todas as ocasiões com seu filho(a), cuidados simples são muito importantes para prevenir doenças e pequenas infecções.