O carnaval é uma das maiores e mais animadas festas de nosso país, apesar de ser considerada tipicamente brasileira, o carnaval tem origem Européia, e só chegou ao Brasil por volta do século XVIII.

História do Carnaval

O carnaval é uma das maiores e mais animadas festas de nosso país, apesar de ser considerada tipicamente brasileira, o carnaval tem origem Européia, e só chegou ao Brasil por volta do século XVIII.



carnaval

O carnaval é uma das maiores festas em nosso país, são vários dias, que compõem festas durante o período anterior ao carnaval, com as prévias, e depois as festas locais, com atrações de vários tipos. Só que muitos não sabem que apesar do Carnaval ser conhecido como uma festa tipicamente brasileira, ela não teve origem aqui, mas sim na Europa.

Por volta do século XVII o carnaval chegou ao Brasil, primeiramente com formas inspiradas no carnaval da Europa, com desfiles de fantasias e máscaras, com desfiles urbanos. Personagens como colombina, pierrô e rei momo já foram criação do carnaval no Brasil.


historia-carnaval-brasil

Já no começo do século XX, os blocos carnavalescos começaram a se tornar popular, além de cordões e cortejos de automóveis, conhecidos como corsos. Todos usavam fantasias e decoravam seus carros, depois então desfilam pelas ruas das cidades. Nesse mesmo século começou a criação das marchinhas de carnaval, que ajudaram ainda mais ao crescimento da festa.

historia-carnaval-brasil-foto1

Em 12 de agosto de 1928, foi criada no Rio de Janeiro a primeira escola de samba, com o nome de “Deixa Falar”. Após alguns anos a escola mudou de nome para “Estácio de Sá”. Foi então que iniciou o formato que conhecemos hoje, em São Paulo e no Rio de Janeiro, com o surgimento de escolas de samba. As Ligas de Escolas de Samba logo começaram a serem criadas, e organizarem desfiles com muita música, carros alegóricos e muito samba.



historia-carnaval-brasil-bahia

Já na Região Nordeste o carnaval é um pouco diferente, as tradições originais permaneceram, com o carnaval de rua, como em Recife e João Pessoa. Na Bahia foram criados ainda os trios elétricos, que ajudam a animar todos os foliões, especialmente com o axé.