Confira a história da origem do carnaval brasileiro e muito mais!

História do Carnaval

Confira a história da origem do carnaval brasileiro e muito mais!



O Carnaval brasileiro é a maior festa popular de nosso país, isso é fato. Reunimos em poucos dias milhares de pessoas do mundo inteiro aqui no Brasil para festejar e curtir essa tão badalada data.

Este ano de 2012, tudo começará no dia 17/02 (sexta-feira) e se estenderá até o dia 22/02 (quarta-feira) na quarta-feira de cinzas, que tem este nome devido à queima dos ramos no Domingo de Ramos do ano anterior, cujas cinzas são usadas para benzer os fiéis no início da quaresma.


O carnaval chegou aqui no Brasil em meados do século XVII, muito influenciado pelas festas carnavalescas que já tomavam conta da Europa. O país que tinha uma tradicional festa carnavalesca era a França, que tinham desfiles em que os presentes usavam fantasias e máscaras.

Mas o carnaval teve um crescimento considerável mesmo no século XX, em virtude das marchas carnavalescas, que faziam o carnaval ficar muito mais animado. A primeira escola de Samba foi criada em agosto de 1928, no Rio de Janeiro e chamava-se “Deixa Falar”, que mais tarde veio a mudar este nome para “Estácio de Sá”.



A partir deste momento, o carnaval começou a ser olhado com outros olhos e ser levado mais a fundo. Diversas escolas surgiram ao longo do tempo em São Paulo e no Rio de Janeiro. Vendo este crescimento, logo foi criada também uma liga para organizar desfiles e um campeonato. Hoje em dia o carnaval faz parte de nosso calendário, todos os anos as escolas de samba dão um show a parte e fazem a alegria de quem gosta dessa festa. Em São Paulo temos o Sambódromo do Anhembi e no Rio de Janeiro a toda gloriosa Marques de Sapucaí.