O horário de verão foi criado no Brasil por decreto desde 1931 (por Getúlio Vargas), ainda que de forma descontínua, suas origens na verdade remontam à Inglaterra do ano de…

Horário de Verão 2010



Horário de Verão

O horário de verão foi criado no Brasil por decreto desde 1931 (por Getúlio Vargas), ainda que de forma descontínua, suas origens na verdade remontam à Inglaterra do ano de 1907. Funciona para contribuir com a economia de energia, funciona adiantando os relógios em uma hora, para que com isso seja melhor utilizada a luz do sol e com isso não sejam acesas luzes.

O horário de verão 2010/2011 vai começar à 0h do domingo 17 de outubro de 2010 e terminar à 0h do domingo 20 fevereiro de 2011 (ou meia-noite do sábado 19). Os relógios deverão ser adiantados uma hora somente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país.


Mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém nas regiões próximas ao equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais, traz muito pouco ou nenhum proveito.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia está previsto uma redução de 5% do consumo nos horários de picos.