O Folclore Brasileiro é cheio de figuras que desde pequenos ouvimos histórias a respeito, e desde então começamos a observar essas lendas e mitos com outros olhos. Existem vários personagens que são muito conhecidos, entre eles o Saci Pererê, a Mula sem Cabeça, Iara, entre outros.
Uma das figuras mais belas do Folclore Brasileiro é Iara, que também é conhecida como Mãe das águas, devido a sua lenda.
Iara – Quem é?
De acordo com a lenda, Iara era uma linda sereia, com cabelos longos e negros de origem indígena, tendo a metade do corpo de mulher (da cintura para cima), e a outra metade do corpo de peixe (cintura para baixo). A lenda conta que Iara fica nos rios do norte do país, onde costuma viver. Nas rochas que ficam a beira do rio ela costuma atrair homens com seu belo canto.
Os homens que se apaixonam por Iara seguem-na até as profundezas do rio, onde de lá não retornam mais, e os poucos que retornam acabam ficando malucos em função dos encantos da Mãe das águas. A única maneira de se livrar do feitiço de Iara é um ritual realizado por um pajé.