Saiba mais sobre as teorias e fórmulas de impulso e quantidade de movimento. Esses é uma das teorias físicas mais importantes.

Impulso e Quantidade de Movimento

Saiba mais sobre as teorias e fórmulas de impulso e quantidade de movimento. Esses é uma das teorias físicas mais importantes.



fisicaO impulso e quantidade de movimento são duas grandezas que auxiliam a compreender os movimentos que os corpos podem realizar, de acordo com a força aplicada neles. Veja:

Quantidade de Movimento

A quantidade de movimento é obtida através do produto entre a massa e a velocidade. Devido a velocidade ser uma grandeza vetorial, a quantidade de movimento também é, podendo então ser vista dessa forma:


Q = m. V

A unidade de quantidade de movimento, de acordo com SI (Sistema Internacional de Unidades) é o kg. m/s.

[youtube]W-2GnM_l9Hs[/youtube]



Impulso

O Impulso é a grandeza da física que relaciona força atuante em um corpo e o intervalo de tempo de sua atuação sobre esse corpo. Vamos entender melhor com a situação mostrada abaixo, onde podemos observar a atuação constante de uma força durante um determinado intervalo de tempo sobre um bloco de massa M

Δt = tf – ti

impulso

O produto da força constante pelo intervalo de tempo da aplicação, é chamado de Impulso, e é representado por I. O impulso é uma grandeza que possui módulo, direção e sentido, ou seja, é vetorial. Em módulo, a equação que determina o impulso é:


I = F. Δt

A unidade de impulso utilizada no SI (Sistema Internacional de Unidades) é o N.s (newton vezes segundo).

Teorema Impulso – Quantidade de Movimento

O teorema do impulso – quantidade de movimento fala que o impulso é um resultado das forças aplicadas sobre o corpo, em um intervalo de tempo.

É igual à variação da quantidade de movimento do corpo no mesmo intervalo de tempo.

Pode-se concluir matematicamente que:

I = Qf – Qi

Onde:
Qf = quantidade de movimento final
Qi = quantidade de movimento inicial