O impulso e quantidade de movimento são duas grandezas que auxiliam a compreender os movimentos que os corpos podem realizar, de acordo com a força aplicada neles. Veja:
Quantidade de Movimento
A quantidade de movimento é obtida através do produto entre a massa e a velocidade. Devido a velocidade ser uma grandeza vetorial, a quantidade de movimento também é, podendo então ser vista dessa forma:
Q = m. V
A unidade de quantidade de movimento, de acordo com SI (Sistema Internacional de Unidades) é o kg. m/s.
[youtube]W-2GnM_l9Hs[/youtube]
Impulso
O Impulso é a grandeza da física que relaciona força atuante em um corpo e o intervalo de tempo de sua atuação sobre esse corpo. Vamos entender melhor com a situação mostrada abaixo, onde podemos observar a atuação constante de uma força durante um determinado intervalo de tempo sobre um bloco de massa M
Δt = tf – ti
O produto da força constante pelo intervalo de tempo da aplicação, é chamado de Impulso, e é representado por I. O impulso é uma grandeza que possui módulo, direção e sentido, ou seja, é vetorial. Em módulo, a equação que determina o impulso é:
I = F. Δt
A unidade de impulso utilizada no SI (Sistema Internacional de Unidades) é o N.s (newton vezes segundo).
Teorema Impulso – Quantidade de Movimento
O teorema do impulso – quantidade de movimento fala que o impulso é um resultado das forças aplicadas sobre o corpo, em um intervalo de tempo.
É igual à variação da quantidade de movimento do corpo no mesmo intervalo de tempo.
Pode-se concluir matematicamente que:
I = Qf – Qi
Onde:
Qf = quantidade de movimento final
Qi = quantidade de movimento inicial