Os portugueses, espanhóis e ingleses ao chegarem no continente americano com suas expedições de busca de território, encontraram um povo nativo da região, eram os Índios, que diferentemente deles, desconheciam a leitura e a escrita.
Informações Sobre os Índios
Todas as informações sobre a história dos índios no Brasil, são baseadas segundo historiadores que conheciam a leitura e a escrita na época, deixando relatos que ficaram para a história.
Modo de vida dos índios
Os índios eram caçadores e sobreviviam de sua caça, da pesca, do extrativismo e da agricultura. Eles eram considerados nômades, pois permaneciam em um lugar tempo suficiente para extração dos recursos do local, posteriormente migravam para outra região.
Sua moradia eram as aldeias, o qual abrigava em torno de 600 a 700 habitantes, essas aldeias eram formadas por ocas, geralmente de formato retangular, que abrigavam de 80 a 140 moradores. A estrutura das ocas eram feitas de madeira, tranças de cipó e recobertas com sape
Alimentação
A alimentação do Índio no Brasil em específico, era composta de farinha de mandioca, peixe, mariscos e carne.
A organização social dos índios
Na sociedade indígena existia igualdade de tratamento, a terra e o alimento eram dividido entre todos os membros da aldeia. Instrumentos de trabalho, como as armas, por sua vez, eram de uso pessoal. Já o trabalho na tribo era realizado por todos, havendo apenas uma divisão de acordo com sexo e idade, geralmente as mulheres eram responsáveis pela comida, as crianças pela colheira e plantio. Os homens ficavam com o trabalho da caça, pesca e construção.
Duas figuras importantes na organização das tribos são: o pajé e o cacique. O pajé é tido como o curandeiro da tribo, uma espécie de sábio. Já o cacique era tido como o chefe, responsável pela organização da tribo.
Religião Indígena
Cada sociedade indígena tinha suas próprias crenças e rituais religiosos. Entretanto, todas as diferentes tribos acreditavam nas forças da natureza e nos espíritos de seus antepassados. O Pajé era o responsável por ensinamentos de ordem religiosa, atuando como um mensageiro das forças espirituais.a